O dia 3 de maio é a data que registra a descoberta da Cruz de Cristo, a Vera Cruz, em 326 por Santa Helena e ainda a recuperação da mesma Cruz em 628 por Heráclio. A data recebeu a designação de Dia da Invenção da Santa Cruz. A Festa é tradicional no calendário de celebrações do Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres.
A devoção e o exercício da invenção da Santa Cruz é uma das grandes romarias do Santuário de Santa Cruz dos Milagres. A Igreja venera a cruz do senhor desde que Helena a encontrou em Jerusalém e a identificou como sendo a cruz milagrosa em que Jesus foi pregado por curar os doentes que nela se deitavam e alcançavam a cura única e verdadeira.
“Helena leva a cruz para Roma e lá ela distribui para os outros lugares Santos em pedacinhos ou relíquias como nós conhecemos entre nós. A partir desse acontecimento histórico a Igreja venera a cruz do Senhor.” explica o Padre Diego Silva, vigário paroquial do Santuário. ”Neste madeiro Jesus foi pregado e diante deste madeiro nós nos sentimos amados por Deus, porque Ele nos amou de tal forma que deu seu próprio Filho para morrer por nós. Pregado entre Cruz morreu Jesus Cristo para salvar o mundo”, disse o sacerdote.
Para os cristões e para a Igreja Católica, a cruz significa um sinal de esperança e alegria e sobretudo da vitória de Jesus que desceu da cruz e nos mostrou que a morte não é o fim. “Ele saiu do sepulcro e nos deu a vida eterna e para nós católicos a cruz tem um significado da vitória”, ressaltou padre Diego.
No Santuário de Santa Cruz dos Milagres, diante da Santa Cruz, acontecem três grandes romarias. A primeira delas é a Festa de Invenção da Santa Cruz nos dias 2 e 3 de maio, o festejo de Santa Cruz de 5 a 14 de setembro e o Encontro dos Santos no segundo domingo do mês de novembro. “Aqui os romeiros se encontram para demonstrar o seu ato de amor e carinho a santa cruz”, conta o vigário.
Neste ano, devido às limitações de celebração presencial em decorrência da pandemia, a festa será no formato virtual com transmissão ao vivo pelo canal da paróquia no YouTube (Santuário de Santa Cruz dos Milagres Oficial). “Toda a programação você pode acompanhar em casa, em família, através do nosso canal do Youtube. Juntamente com você nós aqui no santuário vamos com fé, louvar a santa cruz, fazer esse exercício espiritual para que possamos por meio da cruz, instrumento de vitória, vencer o momento atual”, convida o padre.
No dia 02 de maio, às 19h no Santuário, serão rezadas 100 Ave-Marias e logo após será celebrada uma santa missa. E dia 3, às 6h, serão praticados os exercícios da invenção da Santa Cruz e em seguida haverá a santa missa, concluindo a programação.