Na Catedral de Nossa Senhora das Dores, os fiéis participaram da celebração às 15h, presidida por Dom Jacinto Brito, nesta Sexta-feira Santa (02). Na procissão de entrada, o arcebispo, os ministros ordenados e seus auxiliares, percorreram o corredor central da Catedral, em silêncio e se prostraram diante do altar. Em seguida deu-se início a Liturgia da Palavra.
O Anúncio da Paixão do Senhor foi conduzido pelo padre Klebert Viana, pároco da Catedral, que juntamente com a equipe de liturgia proclamaram a leitura do evangelho de João 18, 1-19, 42. Ao ser proclamado o versículo em que Jesus entrega o seu espírito, toda a Igreja se ajoelhou e ficou em silêncio por alguns instantes, como sinal de profundo respeito pela Paixão de Jesus.
Durante a homilia, o arcebispo metropolitano reforçou a necessidade de refletir sobre a maior prova do amor de Deus pela humanidade. “Nós hoje concentramos o nosso olhar na Cruz do Senhor e assim avaliamos o preço da nossa redenção. Se milhões e milhões de cristãos hoje estão ao redor da Cruz de Cristo, olhando para o preço da nossa salvação, o fazem porque foram por Ele atraídos”, refletiu.
Apesar da situação de pandemia, as celebrações nas mais diversas paróquias e comunidades da Arquidiocese de Teresina contaram com a presença dos fiéis respeitando o limite de 30% da capacidade de cada igreja. Na ocasião, não foi possível a realização do tradicional beijo da Cruz, mas os católicos que estavam presentes na Catedral, fizeram um momento de reverência ao Cristo Crucificado, seguido do Rito da Comunhão.
Ao final, Dom Jacinto Brito concedeu a benção e reforçou a importância dos fiéis acompanharem a Solene Vigília Pascal, neste sábado (03), que é a principal celebração da Semana Santa. Na Catedral de Nossa Senhora das Dores, a celebração do Sábado Santo será realizada às 20h30, com transmissão ao vivo pelo canal do Programa Em Tuas Mãos no Youtube.