Com a participação limitada de fiéis aclamando “Hosana nas alturas”, teve início a Semana Santa na Catedral de Nossa Senhora das Dores com a Missa de Ramos e da Paixão de Cristo. Na celebração do último domingo (28), presidida pelo Arcebispo Dom Jacinto Brito, recordamos a acolhida do Messias na cidade de Davi, o prometido por Deus.
A tradicional procissão de ramos não foi realizada por conta da pandemia da Covid-19, mas os fiéis levaram seus ramos que foram abençoados durante a santa missa. A celebração respeitou as orientações divulgadas pela Comissão de Liturgia, dentre elas, a participação presencial limitada a 30% da capacidade da igreja e não ultrapassando as duas horas de duração. A missa foi transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da Arquidiocese (Programa em Tuas Mãos), da Catedral (Catedral Teresina), FM Carismas (93,5 Mhz) e Rádio Pioneira (88,7 Mhz).
A liturgia do Domingo de Ramos narra a Paixão do Senhor e o sofrimento de Jesus até a sua morte. “Nós podemos apreciar na liturgia, que a nossa igreja tão sabiamente nos faz celebrar, iniciando essa semana, que dentre todas é chamada de Semana Santa. E ela não vai ser santa porque tem um lockdown, não vai ser santa porque tem um nome no calendário, ela será santa se nós a tornarmos santa através das nossas atitudes, através do fervor da nossa confiança no nosso Salvador, através do amor e da caridade fraterna”, destacou Dom Jacinto em sua homilia.
O arcebispo ainda motivou os fiéis a terem ouvidos de discípulos: inclinando o coração e se dobrando à vontade do Senhor. “Mais do que em qualquer outra semana do ano, estejamos atentos ao que o Senhor nos fala através da sua própria vida, das suas atitudes divinas”, exortou a assembleia.
No final da celebração, Dom Jacinto reforçou os cuidados que as igrejas da Arquidiocese estão tomando para manter-se higienizadas e seguras evitando a disseminação do vírus. “Não vamos espalhar temor, vamos espalhar confiança, confiança em Deus. Cuidado, isso sim, mas não pavor. Vamos participar das nossas celebrações, vamos convidar nossas pessoas a orar em família e assim podermos ter uma Semana Santa que nos torne mais fortes para lutar contra as dificuldades tanto pessoais, quanto familiares e sociais”, disse.
A programação da Semana Santa continua nesta segunda-feira (29) com a Missa dos Santos Óleos, às 18h, na Catedral Nossa Senhora das Dores. A celebração será presidida por Dom Jacinto Brito e com participação restrita apenas aos padres.
Confira alguns registros da celebração: