Em decorrência do decreto de nº 19.529 do Governo do Estado do Piauí, que proíbe a participação presencial dos fiéis nas celebrações de 18 a 21 de março, a Arquidiocese de Teresina antecipa as celebrações do Dia de São José, comemorado dia 19, para 17 de março. Todas as igrejas, capelas e comunidades estão autorizadas, por meio do Arcebispo Dom Jacinto Brito, a realizar as celebrações.
“Todos os padres, diáconos e leigos podem celebrar solenemente o Dia de São José na quarta-feira, dia 17, antes que sejam fechadas as igrejas por esses quatro dias que a determinação governamental exige. Pode celebrar de paramentos brancos, cantos festivos de glória como se fosse o dia 19 de março. Ou também pode ser transferida essa solenidade, se assim o desejar, para o dia 01 de maio quando se celebra São José Operário”, orientou o arcebispo. Dom Jacinto ressalta ainda que este ano, em que o Papa Francisco proclamou o Ano de São José, a Arquidiocese de Teresina não poderia deixar a data passar despercebida.
Já no dia 19 de março, em honra a São José, Dom Jacinto Brito presidirá Santa Missa, às 19h, na Catedral Nossa Senhora das Dores, sem público presencial, com a presença somente dos ministros indispensáveis. A celebração será transmitida ao vivo pela FM Carismas (93,5Mhz), pelo canal do Youtube da Arquidiocese (Em Tuas Mãos) e da Catedral (Catedral de Teresina).
O Arcebispo apresenta a Carta Apostólica Patris Corde – Com Coração de Pai, escrita pelo Papa Francisco, como sugestão de aprofundamento em relação ao Ano de São José. Ele indica também o livro “Caminho de São José”, preparado pela Arquidiocese, para que os fiéis possam fazer as devoções ao santo Patrono da Igreja durante o ano inteiro. O livro pode ser adquirido na livraria Nova Aliança.
“São José, patrono da Igreja; São José, esposo da Bem Aventurada Virgem Maria; São José, pai adotivo de Jesus, intercedei por nós para que possamos ver o fim desta pandemia e gozarmos dias melhores na graça, na saúde e na alegria que vem de Deus”, finaliza Dom Jacinto.