No ano de São José, proclamado pelo Papa Francisco na “Carta Patris Corde – Com coração de Pai”, padre Washington Rodrigues fala sobre as virtudes do patrono universal da Igreja Católica. O sacerdote elenca a bondade, a prudência, a justiça, a fortaleza e a caridade como as principais virtudes do santo.
“Cada uma dessas virtudes tem um significado especial na vida de São José e pode ser também pra vida de cada um de nós. A bondade de São José, por exemplo, se expressa quando ele descobre que Maria está grávida sem terem tido relações, ele pensa em abandoná-la para evitar que a mesma fosse apedrejada”, comenta o pároco da Paróquia São José Operário.
Para Pe. Washington a fé e a prudência estão juntas, ele explica que “São José dorme e no sonho o anjo vai lhe falando e a partir desse momento ele é uma expressão de fé, então a virtude da fé. Ele começa a acreditar na vontade de Deus na sua vida e a partir da fé vem também a virtude da prudência. Ele decide realizar na sua vida tudo aquilo que ele considera como sendo a vontade de Deus. Ele protege Nossa Senhora, ele foge com ela. Tudo isso para proteger algo maior, esse algo maior é o próprio filho de Deus”, disse.
O exemplo da justiça é considerado pelo padre o maior exemplo que José deixa para nós cristãos. Segundo ele, José busca seguir a vontade de Deus e mantém-se firme mesmo diante das dificuldades. “Ele faz o seu movimento de proteção ao filho de Deus, mas se mantém firme naquilo que ele considera como vontade de Deus, então a virtude da fortaleza”, pontua padre Washington.
O caminho da obediência seguido pelo Pai Adotivo de Jesus, também é ressaltado a partir do sim de José para cumprir a missão de ser o pai adotivo de Jesus. “Como que ia entender Maria grávida sem eles ainda não terem se casado? Como entender que tudo aquilo estava acontecendo por obra do Espírito Santo? Então obediência, dizer sim, me entrega nas mãos do Senhor para cumprir a vontade Dele”, explica.
Orientações para seguir com obediência a vontade de Deus
Assim como José, os fiéis podem seguir o caminho da obediência. Padre Washington recomenda trilhar um caminho de humildade. “Reconhecer-se pequeno diante de Deus, no sentido de, eu creio em um Deus que me ama, eu creio em um Deus que me abraça, que me acolhe e a partir daí eu me torno obediente porque eu decido cumprir a vontade de Deus que eu entendo ser fazer o bem seguindo o mandamento novo, trilhando o caminho o amor que nos foi ensinado pelo próprio Jesus”, pontua.
O conteúdo dessa entrevista foi exibido no programa Em Tuas Mãos do último domingo, 14 de março, e está disponível no canal do programa no Youtube.