Integrantes das Comunidades Eclesiais de Bases (CEBs) estiveram reunidos para avaliar a atuação da Comissão no Piauí e planejar o calendário de ações em 2021. O encontro aconteceu no Centro Pastoral Paulo VI e contou com a participação de representantes do Regional Nordeste IV.
Entre as pautas da reunião, o estudo da Fratelli Tutti (encíclica papal) e a avaliação das atividades desenvolvidas em 2020 para compreender se todas as comunidades foram contempladas. “Por conta da pandemia, algumas ações tiveram que ser realizadas de forma online. Porém, em muitas regiões do Piauí não há acesso à internet, então precisamos avaliar nossa atuação nesses locais e repensar as estratégias”, comenta Vitor de Sousa, o coordenador arquidiocesano da Cebs.
Uma das missões da CEBS é fazer a interação entre a fé e a vida através da Doutrina Social da Igreja, o que por muitas vezes é erroneamente confundido com atuação política. “As CEBS são o jeito de ser igreja dos pobres onde a vida é valorizada e a fé fortalece a vida, onde não há dicotomia entre fé e vida. Estamos preocupados com a vida das pessoas, a vida dos pobres. As CEBS precisam assumir as atitudes de Jesus, de resgatar os direitos e lutar por mais vidas em uma sociedade excludente”, explica o padre Ladislau da Silva, presente na reunião.
A coordenadora do Regional Nordeste IV, Fátima Cavalcante, também avalia que o vínculo social é necessário. “Fazemos interação entre a fé e a vida. Houve um momento em que na CEBs só se pensava na política. Mas, qual ser humano cristão não é político e almeja o bem comum? Política é bem comum. Se a gente diz Pai Nosso, estamos dizendo que todos somos filhos do mesmo pai e devemos ter direitos iguais. A vida não pode ser desvinculada da fé e nossa missão é conectar”, pontua.
As comunidades eclesiais de base (CEBs) são organismos da Igreja Católica que se caracterizam por celebração dominical realizada por leigos ou leigas; ampla participação na tomada de decisões, geralmente por meio de assembleias; e ligação entre a reflexão bíblica e a ação na sociedade. Das oito Dioceses do Piauí, seis estão em plena atuação na Comissão Eclesiais de Base.