A Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Teresina deuinício aos encontros presenciais no sábado, 13 de fevereiro. Os momentos acontecem na residência episcopal todo 2º e 4º sábado do mês.
Nos encontros, os jovens são avaliados e percebidos quanto a sua vontade vocacional. “Com as redes sociais percebemos muitos jovens que desejam fazer um encontro vocacional, mas ainda não participam da vida ativa em sua comunidade. Então esse momento também é uma oportunidade para acolhimento e orientação”, explica padre Anderson Fábio Lopes, coordenador vocacional da Arquidiocese.
Para esse ano, o tema será: “Cristo nos salva e nos envia” e Lema: “Quem escuta a minha Palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24), buscando acompanhar os jovens que foram despertados na vida das comunidades, pastorais e movimentos ao ministério ordenado e fortalecer as que já são acompanhados, através de um processo formativo integral, junto a família, sustentadas pela Palavra de Deus, Oração e Vida Comunitária.
Contudo, o coordenador disse que mesmo aquele jovem que não tenha encaminhamento paroquial e vida ativa dentro de uma comunidade, mas se sentir chamado a participar do acompanhamento vocacional, será acolhido pela Arquidiocese. “Quem chegar até nosso encontro e tiver conversado com algum pároco antes, a gente acolhe. Vamos buscar entender o que motivou, qual a realidade desse jovem na caminhada cristã e quais seus anseios”, pontua padre Anderson.
Os encontros vocacionais na Arquidiocese de Teresina para o ano de 2021 acontecem nas seguintes datas:
13/27 fevereiro
13/27 março
08/22 maio
05/19 junho
14/28 agosto
11/25 setembro
09/23 outubro
13/27 novembro
Os encontros acontecerão em ambiente aberto, seguindo o protocolo da saúde e quantidade limitada para o espaço.