Durante todo mês de janeiro padres e diáconos do clero arquidiocesano estão sendo transferidos para novas comunidades. No último sábado (09), o padre Isaías Pereira foi acolhido na paróquia São João XXIII e São João Batista, Forania Leste, como vigário paroquial. Já no domingo (10), o diácono transitório Elton Carlos foi apresentado na Diaconia de São Raimundo Nonato, em Curralinhos, forania Rural I.
As duas celebrações foram presididas pelo Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito. Na missa de apresentação do Padre Isaías Pereira, sua carta de provisão foi lida pelo vigário geral de Teresina, Padre Tony Batista. No documento, consta a nomeação do padre para o ofício de vigário paroquial, pelo período de um ano, com encargos e funções que lhes são atribuídas pelo código de Direito Canônico.
O pároco Carlito Nogueira falou emocionado sobre a chegada do novo vigário na paróquia São João XXIII e São João Batista. “Nós desejávamos há um bom tempo um vigário paroquial, então de todo meu coração, vou fazer de tudo o que eu puder para a gente conviver bem. Que o Senhor e o Espirito Santo nos ilumine, que nós dois possamos continuar nossa missão nessa paróquia”, diz o padre.
Na ocasião, padre Isaías Pereira se apresentou à paróquia e expressou ser grato e feliz por essa nova missão sacerdotal. “Quero dizer da minha alegria de está aqui com vocês, para mim é uma noite muito feliz de fato, agradeço ao meu bispo pela confiança. Dom Jacinto tem demostrado mais confiança em mim do que mereço. Agradeço de coração ao padre Carlito, que desde o primeiro momento me chamou a conversar, nos reunimos várias vezes, tem demostrado desde o primeiro momento que a gente caminhe direito e se der bem”, contou o vigário.
O sacerdote ordenado no ano de 2018 é o referencial do Setor de Juventude e do Setor de Comunicação e também coordena a Equipe de Vocações Adultas e a Caminhada da Fraternidade na Arquidiocese de Teresina.
Diácono Elton terá provisão de seis meses
Já na missa de apresentação do diácono transitório Elton Carlos, o arcebispo relatou que o momento se torna ainda mais propício por ter sido realizado no dia da Festa do Batismo do Senhor.
Diácono Elton Carlos fala sobre esse importante acontecimento na sua vida e os planos de atuação junto a diaconia. “É uma alegria muito grande porque é o dia que celebramos o Batismo do Senhor junto com minha missa de apresentação. É um grande sinal de Deus para a vida missionária depois de um mês ordenado diácono. Irei atuar junto Pastoral de Visita, com as formações, criação de grupos, o relacionamento com as lideranças na cidade, visitas de casa em casa, em especial aos doentes e acamados”, externou.
Natural de Chapadinha (MA), o jovem ingressou em 2013 no Seminário Propedêutico e foi ordenado diácono transitório em dezembro de 2020. A serviço da diaconia, Elton dará seguimento a sua caminhada até a ordenação presbiteral durante seis meses.