Em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à população, a Arquidiocese de Teresina foi agraciada com a Medalha do Mérito Conselheiro José Antônio Saraiva. A comenda foi recebida pelo Arcebispo Dom Jacinto Brito durante solenidade de outorga.
A solenidade, normalmente realizada no dia do aniversário de Teresina, 16 de agosto, aconteceu na segunda-feira, 21 de dezembro. A Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos fez a abertura do evento, que homenageou mais de 30 personalidades e instituições que atuaram no combate à Covid-19 na capital em 2020. Devido à pandemia do novo coronavírus, a solenidade foi realizada apenas com a presença dos homenageados, cada um com apenas um acompanhante, obedecendo as normas sanitárias, e também transmitida virtualmente através do YouTube da Prefeitura de Teresina.
“Desde a chegada do Conselheiro Saraiva nenhuma geração que viveu em Teresina passou por uma crise como essa. A pandemia trouxe uma grande incerteza e medo, mas a cidade não fugiu da luta e nos orgulhamos por tudo que os servidores da linha de frente fizeram. Eles se doaram, venceram o medo, choraram, mas foram à luta. Enquanto uns tinham que ficar em casa, outros tiveram que sair de casa para cumprir sua missão. Essa medalha é uma forma de dizer: muito obrigado!”, disse o prefeito Firmino Filho durante entrega da Medalha do Mérito Conselheiro Saraiva.
A Medalha do Mérito Conselheiro José Antônio Saraiva foi instituída pelo Decreto nº 684, de 16 de agosto de 1985. Pelo Decreto, as personalidades e instituições agraciadas são subdivididas em graus. São eles: Grau Grande Oficial – Ouro, Grau Oficial – Prata, Grau Cavalheiro – Bronze.
A escolha das personalidades e instituições é feita por um conselho consultivo, que conta com a presença do prefeito Firmino Filho, de representantes da Academia Piauiense de Letras, do Instituto Histórico Geográfico Piauiense e da Associação Comercial Piauiense, além dos secretários municipais de Governo e Educação.
Arquidiocese de Teresina
A Arquidiocese de Teresina mantém sua missão evangelizadora e função social da Igreja, onde, através das suas pastorais sociais e Ação Social Arquidiocesana (ASA) promove serviço de assistência aos mais vulneráveis.
Diante do cenário do novo Coronavírus, foi a primeira instituição a recomendar isolamento e seguiu rigorosamente todos os critérios recomendados por autoridades em saúde.
Em carta aos fiéis de Teresina publicada no mês de novembro, o Arcebispo Dom Jacinto Brito, destacou o testemunho de fé através das obras, mesmo com a igreja (física) de portas fechadas. “A sensibilidade do povo católico em nossa Arquidiocese nos enche de orgulho! Mais que o dinheiro, a maturidade no compromisso de ser igreja”, disse.
*Com informações da Prefeitura de Teresina