A nova creche inaugurada em Teresina faz homenagem ao nosso querido e saudoso Arecebispo Dom Miguel Fenelon Câmara. Inaugurado na manhã do dia 16 de dezembro, o Centro Municipal de Educação Infantil Dom Miguel Fenelon Câmara Filho fica Localizado no Residencial Judite Nunes, na zona Sul de Teresina, e tem capacidade para até 300 alunos de zero a três anos de idade.
Durante a inauguração, o vigário geral da Arquidiocese de Teresina, padre Tony Batista, exaltou o projeto educacional da capital e abençoou o espaço. “Não existe maior investimento para a cidade do que o investimento na educação. Essa é a melhor forma de homenagear Dom Miguel, com uma escola tão bonita”, elogiou.
A escola possui 10 salas de aulas climatizadas, sala de multimídia, refeitório, solário, banheiros com acessibilidade e pátio coberto. Durante a solenidade de inauguração, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, ressaltou a importância de espaços como esse darem asas à imaginação das crianças.
“É assim que a magia do aprendizado acontece. Filho de pobre tendo acesso à educação de qualidade, em uma creche mais bonita que qualquer outra da rede privada. Creche não é mais só um espaço onde as mães deixam os filhos enquanto trabalham, agora é um lugar de aprendizado real, das habilidades cognitivas e emocionais”, disse o prefeito.
Dom Miguel Fenelon Câmara Filho
Dom Miguel Fenelon Câmara Filho nasceu no dia 4 de abril de 1925, em Quixeramobim, município do Ceará. Desde criança já pensava em ser padre e com apenas 12 anos ingressou no Seminário Menor de Fortaleza.
Foi ordenado sacerdote aos 23 anos, em 8 de dezembro de 1948 com o Lema: Scio cui didi – Sei em quem acreditei. Nomeado pelo Papa João Paulo II, a ordenação episcopal foi em 19 de março de 1970. Desta data até o dia 5 de fevereiro de 1974 foi bispo auxiliar da capital cearense. Depois seguiu para o Estado de Alagoas em Maceió, e lá foi Arcebispo Coadjutor. Em 24 de novembro de 1976 tornou-se Arcebispo de Maceió. Nessas funções, cumpriu a missão de homem consagrado.
Embora de origem cearense, sempre revelou grande amor ao Piauí, especialmente por Teresina. Chegou na capital do Piauí no ano de 1984 e tomou posse como arcebispo metropolitano em 6 de janeiro de 1985. Foi o quarto arcebispo de Teresina. Seu episcopado foi marcado por importantes contribuições como o avanço das pastorais sociais.
Com algumas informações da Prefeitura Municipal de Teresina