Já adentrando a Semana que antecede Natal do Senhor, o sentimento de alegria e nostalgia começa a embalar nossos corações, mas em muitos lares, o de tristeza e saudades de seus entes queridos que nesse ano regressaram a Casa do Pai, alguns vitimados por causa do vírus da Covid-19 que assola toda a humanidade.
Os pinheiros estão armados, os presépios montados, as manjedouras secas ou com uma bíblia aberta, os piscas piscas brilhando sem cessar, as luzes contam de conta, pois NATAL é a FESTA DA LUZ ! A Festa do Menino Luz, do Menino Jesus, no mistério da Encarnação o Filho de Deus.
Ainda embalados pelo cenário que vivemos, muitos passaremos nossas festividades mais intimistas, longe mesmo até de pessoas que amamos, ou são do grupo de risco, mas a tecnologia está a nosso favor em nos alcançar, e estreitar os laços.
Observando o calendário Litúrgico e Civil, vimos que passamos as Festividades do SENHOR, isolados, trancados, Semana Santa – Paixão, Morte e Ressurreição, Pentecostes, Corpus Christi e a festa do Coração de Jesus, eis que chega o Natal, e mais uma vez ficaremos reclusos, o que Ele tem a nos dizer ?
Penso que o Senhor nos pede uma “Quarentena” em nossos corações, que possamos refletir o que aprendemos nesse ano tão difícil e inovador que nos trará lições, o medo é humano, por que somos pecadores, mas estamos sob sua poderosa proteção, e na noite de Natal, unidos à Corte celeste diremos: “Glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos homens por Ele amados” Cf Lc 2,14
Vamos também ficar como os pastores, assustados em não repetir o que já é tradição, em nossos lares, mas vamos ficar convictos pelas palavras do anjo: “Não temais; eis que vos trago boas notícias de grande alegria, e que são para todas as pessoas: Hoje, na cidade de Davi, vos nasceu o Salvador, que é o Messias, o Senhor!” Cf Lc 2,10-11.
O Emanuel, Deus conosco, está vindo para nos trazer alegrias de dias melhores, e que pode ser o Fim dessa noite escura, e falando em noite escura relembremos, que quando Ele veio ao mundo, foi em uma noite silenciosa, em uma simples estrebaria, mas nos trouxe a salvação e a redenção. Lembremos que o Messias, é a VACINA da nossa fé !
Será se não precisamos tomar uma dose para reanimar os nossos corações para como uma bela manjedoura, acolhê-lo na noite de seu Natal ? Confiando em seu poder, e nas divinas interseções de Maria e José, cujo ano adentramos, que nós possamos dizer Juntos: “Senhor nos traz a alegria de dias melhores, Senhor nós te esperamos, Senhor não tardes mais!”
*Matheus Nunes Rêgo
Jornalista, Secretário da Forania Centro da Arquidiocese de Teresina