No último domingo, 22 de novembro, a Arquidiocese de Teresina acolheu quatro novos seminaristas, candidatos às Ordens Sacras. Essa solenidade marca o compromisso de caminhada firmado entre o vocacionado ao sacerdócio perante a igreja.
A celebração foi presidida por Dom Jacinto Brito na capela do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus. No total, sete seminaristas foram admitidos, sendo quatro deles da Arquidiocese de Teresina: Alaelson Ferraz, Francisco Otaniel, Geneilson Bezerra e Jefferson Morais. Os outros três são seminaristas da Diocese de Parnaíba: Francisco José, Ilton Portela e Juvenal Antônio.
“Quando se fala de admissão das ordens sacras, onde os seminaristas em determinado ano formativo são admitidos às ordens, no sentido de que a partir dessa celebração eles começam a ser contados como seminaristas de direito, com nome enviado para Roma (Santa Sé) formalizando o processo e caminhada formativa, com maior grau de comprometimento desses seminaristas reconhecidos pela Igreja”, explica Jefferson Morais, um dos seminaristas que recebeu a formalidade da vocação no dia 22 de novembro.
Para receber as Ordens Sacras de seminarista devidamente reconhecido pela Igreja, o candidato deve escrever uma carta assinada a punho se comprometendo em perpetuar o ministério a ser recebido. “Não é um sacramento, mas o conhecimento de uma disposição para o recebimento do sacramento da ordem e seus graus, o do diaconato e do presbiterado”, acrescenta Jefferson.
Oficialmente admitidos e reconhecidos pela Santa Igreja, os seminaristas seguem na caminhada de estudos até os primeiros votos e recebimento da Ordem. Uma caminhada de formação intelectual e espiritual em prol da evangelização e construção do reino de Deus.