A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB- lançou uma mensagem de esperança, coragem e chamamento à participação responsável do povo brasileiro no processo eleitoral de 2020. Segundo a carta, “os cristãos são convidados a testemunharem a razão de sua esperança (cf. 1Pd 3,15) nesse tempo de profunda crise social, econômica, política e ética que atravessa o Brasil”.
Considerando que as eleições serão realizadas em meio a uma grave crise sanitária, com números estarrecedores de mortes e adoecimentos, a primeira palavra dos bispos do Brasil é dirigida aos que sofrem as consequências da COVID-19 e às famílias que perderam seus entes queridos.
O documento fala ainda sobre a política, do ponto de vista ético, formando o conjunto de ações pelas quais se busca uma forma de convivência entre indivíduos, grupos e nações que ofereçam condições para a realização do bem comum, tocando nas questões de Fake News, candidatos Ficha Limpa e compromisso com a Doutrina Social da Igreja.
“Para os católicos que disputam as eleições, é importante recordar que “a política não é mera busca de eficácia, estratégia e ação organizada. A política é vocação de serviço” (Papa Francisco, Discurso a jovens líderes da América Latina, 4 de março de 2019). A Igreja louva e aprecia o trabalho de quantos se dedicam ao bem da nação e tomam sobre si o peso de tal cargo, em serviço de todas as pessoas (cf. Gaudium et Spes, 75)”, diz a carta.
O material está disponível aqui: MENSAGEM-CNBB-ELEIÇÕES 2020