A fim de evitar aglomerações nos cemitérios diante da pandemia do coronavírus, somado a destruição ecológica decorrentes das queimadas em algumas regiões do país, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convida os brasileiros a plantarem árvores no Dia de Finados, 02 de novembro, e, de preferência, publicar esse momento contando a história de quem recebe a homenagem.
O bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella Amado, divulgou vídeo sobre a campanha “É Tempo de Cuidar da Saudade e da Casa Comum”, no qual reafirma o convite a todos os cristãos católicos do país a plantarem uma árvore em memória as pessoas que faleceram, em especial, as vítimas da Covid-19.
Frente à necessidade ainda de manter o distanciamento social, o Secretário-Geral da CNBB motiva os brasileiros à uma nova forma de manifestar a fé e de homenagear as vidas que se foram com o plantio de uma árvore, junto à oração, sem proporcionar riscos evitando as aglomerações nos cemitérios. Segundo Dom Joel, trata-se de uma atitude pequena e simples, que se une à oração, para manifestar o compromisso pela Casa Comum dada à humanidade por Deus.
“Esse é um convite feito a todos nós, num tempo em que a aglomeração e o estar juntos fisicamente compartilhando o abraço e a saudade, ainda não nos são permitidos em função da pandemia. Fica o convite para que, por meio do compromisso com a Casa Comum, os cristãos católicos possam manifestar a fé no Deus da vida”, reiterou.
Ao plantar as árvores, a CNBB recomenda que se dê preferência à mudas nativas de cada região e também frutíferas. A Conferência estimula ainda que se faça uma foto do plantio e compartilhe nas redes sociais com a hashtag: #Cuidardasaudade. As fotos aparecerão no hot site da campanha no site da CNBB.
Com informações da CNBB