Na sexta-feira, 30 de outubro, o Arcebispo Dom Jacinto Brito concederá o ministério de acolitato e leitorado para alguns seminaristas da Arquidiocese de Teresina. Quatro jovens receberão o ministério do leitorado e três seminaristas do terceiro ano de teologia receberão o ministério de acolitato, último rito até a ordenação sacerdotal. O momento vai acontecer durante a missa celebrada às 18h no Centro de Treinamento Tony Batista (forania Leste).
O ministério de leitorado institui um leitor que tem por função proclamar a palavra de Deus. A iniciativa é parte da formação sacerdotal no seminário interdiocesano do Piauí concedido aos seminaristas do segundo ano de teologia. Nessa etapa, receberão o ministério do leitorado os seminaristas: Alaelson Ferraz, Francisco Otaniel, Geneilson Silva e Jefferson Moraes.
Já o ministério do acolitato é dado pela Igreja aos leigos do sexo masculino, especialmente aos seminaristas, para auxiliarem o sacerdote e o diácono no altar e na distribuição da eucaristia. Uma vez acólito, ele passa a ser ministro extraordinário da eucaristia de modo permanente dentro de sua diocese. Na formação sacerdotal do Piauí ele é oferecido durante o terceiro ano de teologia, que nessa etapa vai agraciar os seminaristas: Anderson Marinho, José Enéas e Yago Waquim.
Para Yago Waquim é um momento de profunda gratidão. “Receber o ministério de Acólito nesse período formativo é uma graça de Deus que me chama através da Igreja para me aproximar mais do altar da eucaristia e servi-lo mais intimamente. É como se fosse uma introdução ao futuro ministério sacerdotal. Gratidão me define agora”, declara o seminarista.