Na última quarta-feira, 21 de outubro, foi celebrado o ecumenismo. Segundo o padre Amadeu Matias é um termo ligado ao início da igreja para significar a união de todos, como uma maneira de se falar de todo o cosmo habitado.
“Quando a igreja celebra as reuniões dela, chama de Concilio Ecumênico, para dizer justamente que é uma realidade que engloba todos os bispos da igreja daquele período. Como por exemplo, o Concílio Ecumênico Vaticano II, que reuniu 2mil bispos do mundo inteiro”, explica o padre em entrevista ao programa Em Tuas Mãos.
Ainda de acordo com o religioso, a palavra tem o sentido da igreja inteira e diz respeito ao diálogo do catolicismo, onde um ato ecumênico reúne várias denominações cristãs e a oração inclui católicos, evangélicos, ortodoxo e demais povos de religião ligada à pessoa de Jesus Cristo. Contudo, há uma distinção entre movimento e celebração ecumênica.
“Uma coisa é o movimento ecumênico, que é justamente o diálogo das igrejas cristãs. Uma expressão do mundo moderno contemporâneo, que o Concílio Vaticano II pontuou no sentido de falar de Jesus Cristo para outros povos. O ecumenismo provoca no cristão católico, uma função de respeito na pessoa do Cristo no outro. Cada indivíduo vive de acordo com sua doutrina e moral, mas atitude de respeito e diálogo se baseiam nos ensinamentos de Jesus Cristo. Se pregarmos a religião, haverá divisão, mas se pregarmos a pessoa de Jesus Cristo, teremos a unidade cristã. Não é simples porque requer respeito e atividade ecumênica, mas oramos juntos ao mesmo Deus e mantemos o respeito e diálogo ecumênico”, explica.
A entrevista completa com o padre estará disponível no programa Em Tuas Mãos do próximo domingo, 25 de outubro, às 7h pela TV Meio Norte ou pelo canal do programa no Youtube.
Padre Amadeu Matias é graduado em Filosofia pelo Instituto de Ciências Religiosas da Arquidiocese de Fortaleza-CE e Teologia/Pontifícia Universitas Gregoriana de Roma-Itália. É Mestre em Filosofia/Pontifícia Universitas Gregoriana de Roma-Itália. Realizou estágio na DaimlerBenz/Sindelfingem-Alemanha e possui Curso de Extensão Universitária em Psicopedagogia/Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição/Viamão-RGS. Padre formador do seminário arquidiocesano, atualmente é pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima (forania leste).