Durante comemorações pelo Dia do Piauí, religiosos da Arquidiocese de Teresina receberam a medalha do mérito Renascença, a mais alta comenda pelo reconhecimento de serviços prestados ao Estado. A medalha é oferecida nos graus Grande Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Tem um alinhamento hierárquico inspirado na Legião de Honra, principal comenda francesa.
O Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, recebeu a medalha de Grande Oficial. Natural de Bacabal (Maranhão), Dom Jacinto estudou filosofia no seminário provincial de Fortaleza e no Seminário Regional do Nordeste, em Recife, onde também cursou teologia. Foi ordenado padre no dia 15 de janeiro de 1972 em sua terra antal. No ano de 1998 foi ordenado bispo de Crateús pelo papa João Paulo I. Em 2012, o papa Bento XVI o nomeou arcebispo de Teresina.
O arcebispo falou em nome de todos os homenageados e ressaltou a “arte nobre de agradecer”. “Essa missão de falar em nome dos homenageados desempenho com gesto de gratidão ao estado do Piauí porque essa terra nasce e renasce como o sol do equador. Quando se fala do Piauí, não há como sempre vir acompanhada de uma confissão: porém mais forte é o valor humano do seu povo. O abraço do Piauí é cativante”, destacou Dom Jacinto.
O padre João Paulo Carvalho, coordenador da Pastoral do Povo de Rua, também foi homenageado com a medalha de Comendador. Formado em filosofia e em teologia, com especialização em políticas públicas, tem também graduação em letras-português e mestrado em sociologia. Iniciou a atuação sacerdotal em 1992 como pároco de Assunção do Piauí e foi vigário da paróquia Nossa Senhora da Paz, forania Sul da Arquidiocese de Teresina. É também professor universitário da Universidade Estadual do Piauí, presidiu a obra Kolping do Piauí e em 2011 fundou a Pastoral do Povo de rua da Arquidiocese.
Com Informações da CCOM
Fotos: Roberta Aline/CCOM