Para celebrar a 14ª Festa da Mãe de Deus que este ano teve como tema “Sob a tua proteção, buscamos refúgio, Santa Mãe de Deus”, a Arquidiocese de Teresina realizou uma programação especial em honra à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. O Arcebispo Dom Jacinto Brito presidiu a santa missa, direto da residência episcopal, com a presença de alguns membros da coordenação da festa. E ainda para marcar esse momento, também houve a recitação do terço com a participação de algumas pastorais e movimentos da igreja de Teresina.
Todos os anos, como parte da programação do dia 12 de outubro, acontece a procissão com a participação de centenas de fiéis que demonstram sua fé e devoção para com aquela que simboliza o amor de mãe. Mas, este ano, devido à nova realidade vivenciada por conta da pandemia do novo coronavírus, os devotos da Mãe de Deus acompanharam a solenidade por meio de transmissão nas mídias digitais e em alguns veículos de comunicação local.
O padre Fábio Fernandes, que coordena a festa há oito anos, fala sobre o planejamento da programação e externa seu sentimento de gratidão pela realização da 14ª edição. “Como muitos puderam ver, infelizmente não podíamos estar nas ruas, mas tivemos a missa transmitida com a presença de alguns amigos e amigas membros da coordenação e também tivemos a oração do santo terço, que foi meditada pelas pastorais que nos ajudam todos os anos. Hoje depois de ter visto toda essa realização, meu coração só canta as maravilhas de Deus. Esperamos com a intercessão de Nossa Senhora, com o auxílio da vontade de Deus, que nós consigamos virar essa página e no próximo ano tenhamos nas ruas a 15ª Festa da Mãe de Deus”, relata o sacerdote.
O Arcebispo Dom Jacinto Brito também expressou como foi vivenciar o tradicional dia 12 de outubro nesse novo formato. “Naturalmente nós não queríamos renunciar a alegria e a honra de celebrarmos a 14ª edição da Festa da Mãe de Deus. Como a procissão não é recomendável por conta da aglomeração, nós buscamos uma saída. A equipe do padre Fábio Fernandes, descobriu que a melhor maneira de fazer muitos participarem sem o perigo para saúde, seria através da forma online. E é isso que fizemos, uma homenagem a Nossa Senhora, pedindo então que de fato Deus nos ajude para que no próximo ano voltemos a nossa forma habitual”, manifestou o Arcebispo.
Maria de Lourdes participa desde o início da criação da festividade e hoje integra a organização do evento. Ela destaca como foi a experiência de celebrar a padroeira do Brasil este ano. “Foi um pouco difícil, por que nós amamos tanto Nossa Senhora e queríamos que fosse uma festa bonita, mas devido à pandemia, para não disseminar o vírus, nós resolvemos fazer assim, tudo gravado”, declarou.
A Festa da Mãe de Deus nasceu no mês de julho do ano de 2006 idealizada pelo padre Lauro de Deus, junto ao Arcebispo da época, Dom Celso José, e alguns leigos. Em 2019, a Câmara Municipal de Teresina publicou um decreto reconhecendo a Festa como Patrimônio Histórico-Cultural-Religioso-Imaterial do município.