Visando o retorno gradual das atividades pastorais nas Paróquias, Diaconias e Áreas Pastorais da Arquidiocese de Teresina, a Pastoral do Batismo elaborou algumas medidas as serem adotadas através de um protocolo para retomada de celebrações do Sacramento.
Dentre as orientações, foi estabelecido um limite de participantes na celebração, restrito aos pais e padrinhos. O número de fotógrafos também deverá ser limitado, com a presença de dois, no máximo. As medidas também se estendem durante o rito batismal. A toalha utilizada para secar a criança deve ser de uso individual e a unção feita com uma bola de algodão (e não mais diretamente com a mão do sacerdote) e descarte imediato. Além do não reaproveitamento da água e outras alterações.
Segundo o coordenador da Pastoral Arquidiocesana do Batismo, Diácono Artur Pereira, respeitando as orientações das autoridades de saúde já há uma forma lícita e adequada para realizar a celebração. “Ultimamente temos ouvido bastante que o Coronavírus acabou ou está regredindo, mas o vírus ainda estar circulando entre nós, então precisamos rezar e manter o menor risco coletivo possível. Todos devem fazer a sua parte e seguir as orientações”, pontua o coordenador.
A Arquidiocese está ciente da demanda reprimida em relação ao sacramento do batismo, no entanto, o momento é de cautela e cuidado para todos os fiéis. A fim de evitar aglomeração, é necessário estabelecer limite na quantidade de crianças a serem batizadas em cada celebração, de acordo com a capacidade da igreja e obedecendo todo protocolo elaborado.
No próximo dia 06 de outubro haverá uma reunião virtual com as secretarias paroquiais e coordenadores das pastorais do batismo da Arquidiocese de Teresina. Os participantes receberão as devidas orientações para a realização das formações e celebrações.
O documento com todo o protocolo para a celebração do sacramento está disponível aqui. COMUNICADO PASTORAL DO BATISMO