Miguel, Gabriel e Rafael são os únicos anjos venerados com nome reconhecido pela Igreja, celebrados no dia 29 de setembro. De acordo com o vigário geral da Arquidiocese, padre Tony Batista, a palavra anjo significa anunciador, a corte de Deus.
“Santo Agostinho nos ensina que anjo é nome de ofício não da natureza, a existência desses espíritos criados pelo onipotente é contada em inúmeros episódios narrados na Bíblia, inclusive o momento da ressurreição, que é anunciado por um anjo. As ciências profanas nunca podem provar a existência ou ação dos anjos, pois só pela fé podemos saber que os anjos existem”, declara padre Tony em sua mensagem no Spotify.
A devoção aos anjos é um dos pilares da espiritualidade da Renovação Carismática Católica. “O catecismo nos diz que a existência dos anjos é uma verdade de fé. O anjo vem para cumprir a vontade de Deus, ele não olha o contexto humano. Na nossa vocação precisamos buscar a santidade e não a perfeição, pois ela está ligada aos anjos. Temos sete arcanjos, aqueles que são ARC, que estão em um nível mais alto, que levam as principais mensagens de Deus (cf. Tb 12,15). E hoje fazemos memória a três dos mais conhecidos: Miguel, Rafael e Gabriel. Miguel significa ninguém como Deus, Rafael significa cura de Deus e Gabriel significa poder de Deus. Precisamos ser mensageiros de Deus, obedecer a Deus, conhecer sua vontade e colocá-la em prática, essa é a principal mensagem que os arcanjos nos dão hoje e a igreja quer nos ensinar,” testemunha Lucivan de Assis, coordenador da RCC Regional Nordeste IV.
A Arquidiocese de Teresina conta com uma paróquia, uma capelania, e várias comunidades em honra aos Arcanjos. Nesse dia 29 de setembro, a programação na Capela localizada no Centro Pastoral Paulo VI é a seguinte:
-Capela aberta a partir das 14hs para momentos de oração particular
-As 17hs primeira missa
-18hs terço a São Miguel
-19hs Segunda Missa
-20:00 horas leilão Virtual pelo instagran da Capela: @capelasaomiguelthe