A Arquidiocese de Teresina celebrou a festa da padroeira, Nossa Senhora das Dores, sem a tradicional procissão de fiéis pelas ruas do centro da cidade. Devido o protocolo de segurança para evitar disseminação do Coronavírus, em 2020 o percurso da imagem da padroeira até a igreja catedral foi realizado em forma de carreata.
“Um festejo bem diferente, porque temos uma limitação de pessoas para participar e temos ainda a ausência da parte social com a quermesse e partilha de alimentos, o que nos dá uma carência de pontos significativos e relevantes. Mas não perdemos a oportunidade de reunir as pessoas que podíamos, não perdemos a oportunidade de movimentar a comunidade de maneira rotativa, de maneia que toda a comunidade se revezou para acompanhar a novena e a celebração respeitando até 30% do limite de lotação do local”, declara o Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito.
Esse ano toda a Arquidiocese foi convidada a acompanhar o momento através das mídias digitais. Com o tema extraído de um trecho do Hino da Padroeira, de autoria de Dom Pedro Brito, “Mãe, eis aqui vossos filhos” o festejo teve início no dia 06 de setembro e culminou com a festa realizada no dia 15 do mesmo mês.
A celebração da festa começou às 18 horas na igreja de Nossa Senhora do Amparo. Após o momento solene conduzido pelo pároco José de Pinho, a imagem de Nossa Senhora das Dores seguiu em carro aberto pela avenida Rui Barbosa até a Catedral de Nossa Senhora das Dores, na praça Saraiva. Os presentes acompanharam a imagem em seus carros particulares, formando então uma carreata.
“Fazemos uma avaliação positiva do nosso festejo, pois conseguimos fazer tudo que nos propusemos a fazer e ficamos felizes com a participação da comunidade na igreja, apesar da limitação recomendada. Em todos os dias da novena tivemos a capacidade de 30% da igreja completadas e isso muito nos alegrou, apesar de termos orientado também para que as pessoas acompanhassem de casa, especialmente os que formam o grupo de risco”, pontua padre Klébert Viana, que pela primeira vez participou dos festejos como pároco da igreja catedral.
Adaptado ao momento de pandemia, obedecendo às autoridades sanitárias e seguindo os protocolos, esse ano o festejo foi realizado com número limitado de fiéis dentro da igreja mas com transmissão diária pelo Youtube, Facebook e Instagram da paróquia.