A décima quinta Romaria da Terra e da Água no Piauí foi lançada na última segunda-feira (14 de setembro), durante a celebração da Exaltação da Santa Cruz no Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres.
A solenidade marcou o envio da cruz peregrina que vai percorrer as oito dioceses do Estado: Teresina, Parnaíba, Campo Maior, Oeiras, Picos, Floriano, Bom Jesus e São Raimundo Nonato.
“Queremos discutir durante todo esse ano a respeito desse recurso tão especial para nós que é a questão da água. A cruz vai percorrer as oito dioceses do Regional até chegar na diocese de Parnaíba, sede da Romaria para essa edição”, explica frei Antônio Leandro, pároco da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, em Piripiri, paróquia que receberá a romaria nessa edição.
Frei Leandro durante missa de envio da cruz peregrina para a 15ª Romaria da Terra
A 15ª Romaria culminará nos dias 17 e 18 de julho do ano de 2021 e tem como tema: “Terra e água direito sagrado” e lema: “Deus deu a terra aos seus filhos”. Segundo o frei Leandro, o objetivo é manter esses direitos sagrados. “Terra e água são direitos sagrados, são diretos que Deus criou e nos doou gratuitamente e por essa razão, cabe a nós a grande responsabilidade de perseverar a terra e a água que Deus deu aos seus filhos gratuitamente, então somos nós os responsáveis pela preservação da água e da terra em nossos Estado. É isso que queremos com a 15ª Romaria da Terra e da Água”, reitera.