Fundada no dia 8 de setembro de 1960, a paróquia Nossa Senhora de Lourdes, localizada no bairro Vermelha, forania Sul I, comemorou 60 anos de criação. A paróquia surgiu da necessidade de uma assistência religiosa mais intensa na região Sul de Teresina onde o então arcebispo de Teresina, Dom Avelar Brandão Vilela, escolheu a capela da Vermelha como sede, que com o passar do tempo se tornou Matriz e teve como seu primeiro pároco o padre Francisco das Chagas Carvalho.
“A paróquia de Lourdes é uma paróquia vibrante, que tem uma história que começa com o padre Carvalho, um grande inspirador. As pessoas que fazem parte desses 60 anos não são apenas as que estão aqui há muito tempo, mas as que chegaram na igreja ontem. Temos doze portas e as pessoas podem chegar por qualquer uma delas. Aqui não se cobra, a gente oferta e todas as pessoas que estão aqui são apaixonadas por essa história que é enraizada na fé”, declara o pároco Antônio Cruz.
Devido às restrições por conta da pandemia do Coronavírus, as comemorações preparadas pela comunidade não foram executadas. Para celebrar a data de fundação, a Igreja reabriu as portas para participação de fiéis na celebração presencial, restrito à 30% de sua capacidade, no dia 06 de setembro.
“Essa igreja foi feita de mutirão e esse sentimento de pertença pelos seus filhos está espalhado pela cidade toda e até outros lugares. Aqui foi o primeiro lugar no Nordeste onde o Encontro de Casais com Cristo (ECC) foi montado, o segundo lugar do país a realizar um Encontro de Jovens com Cristo (EJC), temos também Geração de Adoradores do Rei (GERAR). Todos esses grupos que nasceram aqui ganharam frutos que estão presentes em outras paróquias da Arquidiocese”, pontua padre Antônio Cruz.
O Programa Em Tuas Mãos do último domingo (06 de setembro) trouxe uma matéria especial sobre a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. O conteúdo pode ser acompanhado através do link: 60 anos Paróquia de Lourdes.