Na última segunda-feira (31), o Centro de Convivência Jatobá, localizado na forania sul da Arquidiocese, comemorou um ano de serviço à comunidade idosa de Teresina. O serviço foi implantado pela Ação Social Arquidiocesana em parceria com a Prefeitura de Teresina e atende cerca de 60 idosos com idade a partir de 60 anos.
De acordo com a coordenadora Stephanie Santos, o centro oferta o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e objetiva prevenir situações de vulnerabilidade e risco social, isolamento da pessoa idosa.
“Por muitas vezes o idoso acaba se isolando em casa e desenvolvendo algum tipo de enfermidade como a depressão ou até mesmo sofrer tipos de violência doméstica, e o Centro de convivência vem para fortalecer esses vínculos familiares e também evitar que esse idoso entre em risco social”, afirma a coordenadora.
O serviço conta com uma equipe qualificada para atender ao público tanto no âmbito social quanto profissional e educativo.
O pedagogo César Sobreira conta que uma das preocupações do centro é educar o idoso assistido pelo serviço nos mais diversos temas da atualidade fazendo com que eles interajam e discutam sobre os assuntos que envolvem a sociedade no geral.
“Aqui no centro, nós sempre lançamos atividades com temáticas pertinentes ao serviço trazendo temas transversais. Alguns exemplos de atividades são a produção de conteúdo, como cartazes onde eles imprimem a sua opinião e também nos dão o feedback do que é posto nas salas de atividades”, diz César.
O Centro de Convivência para Pessoa Idosa Jatobá, é um dos recentes frutos da Ação Social Arquidiocesana e vem apresentando resultados satisfatórios nesse primeiro ano de serviço à comunidade teresinense. Oficinas de artesanato, cursos de informática e atividades lúdicas são algumas das atividades realizadas com o público idoso da zona sul da capital.
“Parece muito mais que um ano. A gente já viveu tanta coisa, a gente começou realmente do zero e conseguimos ver o crescimento tanto em número de usuários quanto nas atividades que nós ofertamos aqui para nossos idosos. É maravilhoso ver que o nosso serviço tem surtido efeito e que a gente venha proporcionando uma qualidade de vida aos nossos assistidos”, conclui a coordenadora Stephanie Santos.
O Centro fica localizado no Conjunto Jatobá, no Bairro Angelim com atendimento de segunda à quinta nos turnos manhã e tarde. Para mais informações, a população pode entrar em contato com o 3131-4725.
Por Allan Matos