A Arquidiocese de Teresina celebra a ordenação presbiteral de mais um filho. Na última sexta-feira (28 de agosto), o padre Antônio Diego recebeu o sacramento da Ordem na paróquia São Raimundo Nonato, localizada em Valença, forania Rural da Arquidiocese.
A celebração contou com a participação de padres, diáconos e convidados, respeitando os limites de reabertura gradual da igreja por conta da pandemia de Coronavírus. Após a imposição das mãos do Arcebispo, que concedeu o sacramento da Ordem, Dom Jacinto destacou a visibilidade que uma ordenação fora dos limites geográficos da capital pode oferecer.
“Que esse momento contribua também para que os seminaristas daqui, dessa terra, tenham estímulo para seguir adiante, e também o desejo de que a comunidade sinta a paróquia como uma mãe, que gera muitos filhos e aos gerá-los para diversas missões na Igreja seja como leigos e leigas, religiosos e religiosas, ela está demonstrando sua fecundidade de fé. Então eu creio que isso será um grande ânimo, e grande estímulo para que a família católica de Valença continue a ser o que é: um canteiro de vocações”, pontua o Arcebispo.
Sobre o neosacerdote, Dom Jacinto comenta a dedicação dele durante a formação. “Um jovem que sempre teve uma trajetória muito bonita no seminário, de testemunho e seriedade no estudo, na formação sacerdotal e no engajamento social, seja na Ação Social Arquidiocesana (ASA), seja nas diaconias, ele tem demonstrado esforço, interesse e determinação. Isso nos dá alegria de saber que é um jovem franzino no corpo, mas robusto na fé e na entrega a Deus para esse serviço”, declara Dom Jacinto.
Essa é a segunda ordenação sacerdotal na Arquidiocese no ano de 2020. Para o novo padre, o momento foi a realização de um sonho. “Hoje eu realizo meu sonho, aquilo que desejei por muitos anos, mesmo por limitações e fraquezas, hoje cheguei aqui. Não é fruto do meu esforço, mas da graça e da vontade de Deus, e tenho certeza que com a ajuda de muitas pessoas que rezaram e me acompanharam fez com que eu chegasse até aqui hoje, sou muito grato a Deus por tudo isso. Agradeço sobretudo à Arquidiocese de Teresina, que aceitou meu sim e a toda Igreja, mas também a todos os sacerdotes que me acompanharam e em particular a minha família, que foi sempre o conforto, e o apoio para que eu chegasse aqui hoje”, declara.
Imagens: Renato Bezerra
Padre Antônio Diego vai continuar contribuindo com a formação no seminário propedêutico, e vai servir na ASA. Além disso, aos finais de semana vai alternar as visitas entre as Diaconias da virgem de Fátima (localizada na Cacimba Velha) e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (passagem Franca).
A cerimônia de ordenação foi transmitida ao vivo pelo Programa Em Tuas Mãos, e segue disponível no canal do Programa.
Trajetória do novo padre
Antônio Diêgo das Chagas Silva tem 25 anos, filho de Edmilson Francisco das Chagas e Antônia Vilani Verônica da Silva, sendo o mais novo de três irmãos. Nasceu em 18 de agosto de 1995, em Valença do Piauí.
Seus pais moravam no povoado Bacamarte, município de Lagoa do Sítio. Foi batizado em 16 de março de 1997, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição – paróquia de Valença do Piauí, padre Gilberto Freitas. Ingressou na turma de Catequese aos oitos anos, na sua comunidade de origem no interior de Lagoa do Sítio, onde pouco se costumava haver missas, devido à distancias e dificuldades pastorais. Aos poucos foi conhecendo a fé no qual professava e se apaixonando pelo serviço na Igreja, conforme as orientações da sua catequista Yanne França. Entretanto, sempre que estava na casa da avó materna, aos finais de semana ou férias, acompanhava a mesma nas missas dominicais e encontro de movimentos do qual ela fazia parte. Dentre eles se destaca a Legião de Maria, Mãe Rainha e Apostolado da Oração. Em 15 de agosto de 2005 recebeu o sacramento da reconciliação e no mesmo dia recebeu a primeira comunhão eucarística pelo padre André Negreiros durante a festa da padroeira da comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro.
Engajado no serviço da comunidade, especialmente nas celebrações dominicais da Palavra de Deus, começou a sentir um chamado por Deus para ser missionário e doar-se totalmente ao serviço das coisas sagradas. Em julho do ano de 2006, manifestou o desejo ao padre Valderi Veras, da paróquia de Pimenteiras, que realizava visita àquela comunidade e apresentou o interesse de acompanha-lo. Após um período de acompanhamento, Antônio resolveu amadurecer ainda mais a ideia e continua sua vida. No ano de 2009, se muda para Valença, onde faz os estudos do ensino médio, morando na casa de sua vó, no qual levava constantemente para as celebrações e encontros na Igreja. Na época, ele resolve apresentar o desejo de ser padre ao pároco de Valença Padre Miguel Junior, que convida a fazer parte do grupo de coroinhas e indica o então diácono Valdecir Sousa para ser seu orientador vocacional. Assim, ele ingressa no grupo de coroinhas e também se torna catequista, passando a participar de encontros vocacionais quinzenalmente na casa paroquial. Ao ser instalada a paróquia de São Francisco de Assis, assume a coordenação do grupo de coroinhas e passa a acompanhar o padre Valdecir, em suas visitas pastorais.
Em 13 de setembro de 2009 recebe o sacramento da Confirmação na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição pelo então arcebispo de Teresina Dom Sergio da Rocha. No ano de 2012, após termino dos estudos básicos do ensino médio em Valença do Piauí e de fazer acompanhamento vocacional, ingressou no Seminário Propedêutico – “Casa Divino Mestre”, no bairro Planalto Ininga, permanecendo por uma e tendo com reitor o padre Daniel Rodrigues. Em fevereiro de 2013 entrou no Seminário Maior “Dom Edilberto Dinkelborg”, começando os estudos filosóficos no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI). Depois de três anos, concluiu o curso de filosofia e em 2016 ingressou no Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus para os estudos de teologia.
Em junho de 2017 foi admitido as ordens sacras e no final do mesmo ano recebeu o ministério de leitor. Em 2018 recebeu o ministério de acólito e, em novembro do passado, concluiu o curso de Teologia, encerrando os estudos no seminário. No dia 21 de dezembro e 2019 foi ordenado diácono pela imposição das mãos e prece de ordenação de Dom Jacinto Brito, arcebispo metropolitano de Teresina, juntamente com o seu colega de turma, David Neves, na Catedral de Teresina. Assim, exerceu o ministério diaconal na função de vice-reitor do Seminário Propedêutico São João Paulo II em Teresina, colaborando na Diaconia da Virgem de Fátima, no povoado Cacimba Velha em Teresina e na Diaconia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, em Passagem Franca. Também ajudou nos trabalhos da Ação Social Arquidiocesana – ASA.