Com a proximidade do festejo de Nossa Senhora das Dores, padroeira da Arquidiocese de Teresina, os fiéis já estão se preparado para vivenciar esse grande momento de festa e louvor.
O tema para os Festejos desse ano é um trecho do Hino da Padroeira de autoria de Dom Pedro Brito. “Mãe, eis aqui vossos filhos”. A temática foi escolhida pelo Pároco da Catedral, padre Klebert Viana e pela Comissão Organizadora das festividades em 2020.
“Pelo momento em que viemos agora, a situação do distanciamento social que nos obrigou a fechar a igreja, vimos a necessidade de nos reaproximar das pessoas, então ‘eis aqui vossos filhos’, como cantamos no hino, significa dizer que agora nós estamos de volta, ao mesmo tempo em que a gente se apresenta e faz desse um canto uma súplica, nos colocando diante de Deus sob intercessão de Nossa Senhora”, comenta padre Klébert Viana, pároco da igreja catedral.
Adaptado ao momento de pandemia, obedecendo as autoridades Sanitárias e seguindo os protocolos, esse ano o festejo será realizado de uma forma um pouco diferente, com número limitado de fiéis dentro da igreja mas com transmissão diária pelo Youtube. Enquanto a comissão prepara os ajustes para esse momento, a imagem peregrina de Nossa Senhora das Dores está em peregrinação nas residências de algumas famílias.
“Temos uma equipe de coordenação que escolheu algumas famílias que já fazem a peregrinação, que esse ano será realizada e transmitida através de lives. São 24 imagens que saíram em peregrinação para a residência das famílias selecionadas, para que realizem a novena como forma de sinalizar e convidar pessoas a participarem dos festejos, ainda que de forma virtual através das mídias digitais”, acrescenta o pároco.
Os festejos de Nossa Senhora das Dores, padroeira da Arquidiocese de Teresina e da igreja Catedral terão início dia 06 de setembro e seguem até o dia 15 do mesmo mês.