Teresina nasceu nos braços da Igreja Católica. Segundo o religioso e também historiador, Monsenhor Chaves, a história da primeira capital planejada do país se lançava ao tempo em que a pedra fundamental da matriz de Nossa Senhora do Amparo era fundada.
Dessa forma, a programação em comemoração ao aniversário de Teresina tem início com uma missa solene na igreja primaz da cidade. Na manhã do último domingo, 16 de agosto, a missa foi presidida pelo Arcebispo Dom Jacinto Brito e concelebrada pelos padres Klebert Viana (pároco da catedral Nossa Senhora das Dores), Frei Chagas, pároco da igreja São Benedito e padre José de Pinho, pároco da igreja Nossa Senhora do Amparo, onde a celebração foi realizada.
Além de resgatar alguns momentos da história de Teresina, a solenidade relembrou as vítimas da Covid-19 e destacou agradecimentos aos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia. Durante homilia, o Arcebispo refletiu sobre a intercessão de Maria em auxílio à humanidade conforme a vontade de Deus. “Esse ano, a festa coincidiu num domingo, dia da Assunção de Maria. Festa de Glória, festa de esperança. Nós estamos em uma guerra sem balas, contra em um inimigo perigoso e astucioso. Mas como cristãos, queremos sempre tirar uma coisa boa daquilo que nos acontece. E colocamos em Maria nossa força e proteção, sabendo que ela é a Arca da Aliança encarnada, aquela que transporta o seu filho até nós, porque foi o caminho escolhido pelo próprio Pai. E assim como Deus interviu através dela para salvar a humanidade, peçamos que nesse momento também ele volte para nós seus olhos misericordiosos”, pontua Dom Jacinto durante homilia.
Presentes na solenidade, estavam o governador do Estado, Wellington Dias, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, parlamentares do estado e do município, autoridades, paroquianos e representantes de instituições. Esse ano a participação de pessoas no local foi restrita a 30% de sua capacidade. A orientação da Arquidiocese foi para que os fiéis acompanhassem de casa através do canal do programa Em Tuas Mãos no Youtube, que pode ser acessado através do link: Missa 168 anos Aniversário de Teresina
“Estamos comemorando o aniversário da cidade em condições absolutamente atípicas, mas sem deixar um momento de fé, renovação e agradecimento. Temos que agradecer a Deus por ter nos dado fé e esperança num momento de tanta dificuldade como o que vivemos. Agradecer também aqueles, que neste momento de crise, se agigantaram. Nossos trabalhadores da saúde são nosso batalhão de frente nesta luta e merecem todos os nossos aplausos, assim como todos os demais profissionais que não puderam parar e também estão no exército contra esse inimigo invisível”, disse o prefeito Firmino Filho.
Por conta da pandemia, os cumprimentos como abraço de paz e aperto de mão estão suspensos. Durante esse momento litúrgico da celebração pelo aniversário de Teresina, o Arcebispo orientou que os presentes trocassem olhares desejando paz e saúde.
Na pós-comunhão, foram cantados o hino de Teresina e o hino da padroeira Nossa Senhora do Amparo. Ao final da celebração, os parabéns para a cidade foram entoados ao redor de um bolo simbólico colocado na área externa da igreja. Segundo a prefeitura da cidade, o tradicional corte foi substituído pela distribuição de bolos nas Unidades Básicas de Saúde exclusivas para Covid-19 e nos hospitais de referência para atendimento da doença.