No último dia 08 de julho, comemorou-se quarenta anos da visita do papa João Paulo II ao Piauí, o primeiro e, até agora, único papa a visitar o Estado. Em uma live organizada pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima, o pároco e Vigário Geral da Arquidiocese, padre Tony Batista, que participou ativamente da visita do pontífice ao Estado, comentou detalhes sobre o momento e apresentou testemunhos pessoais.
Ao relembrar os detalhes da visita papal, o padre Tony falou que Teresina não estava oficialmente no roteiro do papa. “O embaixador do Vaticano no Brasil era um piauiense muito querido pelo papa. Então propôs ao santo padre e, junto com o governador do Estado na época, conseguiu incluir o Piauí na rota. Primeiro veio a comitiva, verificar questões de segurança e logística da visita e, no dia seguinte, 08 de julho, o papa chegou no aeroporto de Teresina. Muitas pessoas dormiram no local para garantir um bom ponto de visualização do pontífice, mas o que chamou atenção foi uma faixa produzida pela Pastoral da Juventude de Teresina, que dizia: Santo Padre, o povo passa fome”, relembra o padre.
O papa João Paulo II foi o pontífice que mais fez viagens internacionais durante o papado, desbravando todos os continentes, e visitando 129 países, beijando o chão de cada um em que pisava. Sua primeira visita ao Brasil foi no dia 30 de junho de 1980, percorrendo várias capitais do país.
“Eu estava em Roma quando ele foi eleito papa. Era comum sair às ruas e ouvir sirenes, sinalizando a presença do papa fora dos muros do Vaticano, se aproximando das pessoas. Eu saia do colégio e via o papa, imaginem o prazer que era!”, recorda padre Tony.
No Piauí, o papa ganhou um chapéu e um gibão de couro que estão disponíveis no museu do Vaticano. Padre Tony comentou ainda sobre as alegrias de todos os piauienses naquele momento, especialmente do clero Arquidiocesano. “Quando o papa retornou para Roma, enviou um telegrama a Dom Falcão agradecendo o povo do Piauí e destacando o calor daquele momento, onde fez uma de suas falas mais contundentes, expressando carinho e amor pelos pobres”, pontua o vigário geral da Arquidiocese.
Com o tema: “Um santo entre nós”, a live foi conduzida pelo padre Isaías Pereira, Assessor Eclesiástico para as Comunicações na Arquidiocese e contou também com momento musical. A live está disponível no Instagram da paróquia de Fátima: @paroquiansdefatima