Uma atividade que tem se mostrado essencial para a missão evangelizadora da Igreja durante esse período de isolamento, vem através da atuação dos agentes da Pastoral da Comunicação, dispostos e disponíveis a transmitir as ações, celebrações e atuação das comunidades através das plataformas digitais.
Para melhor otimizar o trabalho pastoral e promover a integração entre os agentes e os profissionais que atuam no Setor de Comunicação da Arquidiocese de Teresina, na noite da última quarta-feira (03), foi realizado um encontro virtual que teve o intuito também, de aproximar e orientar a Pascom, presente hoje em quase todas as paróquias, diaconias e áreas pastorais da Arquidiocese.
“Sentimos a necessidade de organizar esse encontro porque percebemos um crescimento considerável no número de agentes da Pascom na nossa Igreja, principalmente após o início da pandemia. Isso obrigou padres e diáconos a se apropriarem mais ainda dos canais de comunicação, sobretudo as redes sociais de suas paróquias e diaconias, para fazer chegar a Palavra de Deus às pessoas que estão impossibilitadas de sair de casa”, pontuou a Coordenadora do Setor de Comunicação e da Pascom Arquidiocesana, Cristiane Pinheiro.
Segundo ela, o Setor de Comunicação da Arquidiocese percebeu que seria importante apresentar toda a estrutura de comunicação da Igreja particular de Teresina, desde os profissionais até os mais variados veículos, que estão à disposição de todos para levar aos fiéis toda a diversidade de ações realizadas em cada comunidade.
Durante mais de duas horas, os profissionais que integram o Setor de Comunicação apresentaram as atribuições de cada um deles e dos veículos oficiais da Arquidiocese: site, programa de tv, rádio e redes sociais. Em seguida, os agentes da Pascom se apresentaram e destacaram um pouco da realidade vivenciada em suas comunidades, principalmente após o início da pandemia.
“Eu não o sabia o quanto as paróquias podem contribuir com os canais de comunicação que temos na Arquidiocese. Além disso, o setor é composto por pessoas acessíveis, dispostas a nos ajudar e a melhorar ainda mais o trabalho que desempenhamos em nossas paróquias”, declara Raimundo Nonato, agente da Pascom na Paróquia Nossa Senhora Do Carmo.
Além dos agentes, também participaram da reunião o diácono Artur Pereira, da Forania Norte e o padre Antônio Barbosa, do Santuário Nossa Senhora da Paz, que pontuou a necessidade da Igreja investir sempre mais na comunicação. O sacerdote participou de todo o encontro e finalizou o momento com uma bênção aos participantes.