Motivados por manter a tradição de rezar o terço pelas familiais durante o mês de maio, fiéis da Arquidiocese de Teresina criaram alternativas para expressar a devoção à Maria em comunidade, respeitando o isolamento social e as medidas de segurança recomendadas durante a pandemia.
Na Vila Da Paz, Forania Sul I, os moradores combinaram de realizar a oração do santo terço na porta de casa. Na rua da professora Conceição Leal, o momento contou com adesão até de irmãos evangélicos.
“Acreditamos que Nossa Senhora é a mãe de Jesus e intercede por nós. Tudo o que eu conquistei na vida e na minha família foi por intercessão dela e tento passar isso para as pessoas, por isso rezamos em família. Convidei os vizinhos que tenho acesso, com os mesmos objetivos e todos concordaram, inclusive os vizinhos que são de outra religião mas que se fizeram presentes na calçada com sua bíblia. Ficamos na porta das nossas casas e, com uso de máscaras, rezamos e cantamos o santo terço”, comenta a professora que também faz parte da pastoral do dízimo do santuário Nossa Senhora da Paz.
A comunidade da Vila da Paz é parte do Santuário Nossa Senhora da Paz, localizado na Forania Sul I da Arquidiocese.
Na Forania Norte, membros da pastoral familiar da Paróquia de Santa Joana D’Arc, realizaram o terço através da tecnologia, por meio do aplicativo zoom, gratuito e disponível na internet.
“Vimos as videoconferências acontecendo em alguns lugares e pensamos que daria certo fazer com a pastoral familiar. Então fizemos a sala para reunião e desde o primeiro dia do mês de maio nos encontramos para rezar o terço mariano. Conseguimos completar o mês com muita adesão e foi um momento lindo, onde todos os dias nos encontrávamos às 20:00 para rezar, encerrando no dia 31 de maio com a coroação de Nossa Senhora” explica o casal coordenar paroquial da pastoral familiar, Ana Cristina Falcão e Luiz Gonzaga Falcão.
Ainda segundo o casal, o momento aconteceu como se fosse um encontro presencial. “Rezamos e cantamos como se fosse na forma presencial. Deus nos ilumina nesse momento e as ideias surgem. Uma benção, uma dádiva de Deus, onde Maria sempre nos ilumina para que possamos concluir essas coisas e viver a Palavra. Gostamos tanto que combinamos de manter a sala e continuar utilizando o canal para as orações e prosseguimento do terço”, conclui.
Durante o mês de maio várias ações em devoção à Nossa Senhora foram realizadas por fiéis da Arquidiocese. O programa Em Tuas Mãos realizou lives temáticas através do Instagram e mostrou algumas ações no programa semanal, disponível através do link: Em Tuas Mãos