Formando a unidade profunda entre a Ressurreição e a Ascenção do Senhor, no próximo domingo (31) a Igreja celebra a Festa de Pentecostes, os cinquenta dias após a Páscoa que recordam a efusão do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e sobre os apóstolos que estavam reunidos no cenáculo.
“Somos chamados a experimentar do Espírito de Deus, Aquele que dá vida nova e faz acontecer a vida. Quando celebramos Pentecostes, pedimos que o próprio espírito de Deus conduza as nossas vidas, e pedir isso é pedir que tenhamos vida de fato”, declara padre Fabrício Damasceno, da paróquia Santíssimo Sacramento, forania Sul II da Arquidiocese.
A festa de Pentecostes é oriunda de uma festa hebraica em que se agradecia a Deus pelos dons da colheita naquele período, os primeiros frutos da terra. “Depois que vivemos a cristianização dessa festa, entendemos que Deus é quem envia seu espírito e nos dá a entender que não somos nós quem oferecemos nossos dons, mas através do Seu espírito, é Deus quem nos oferece novamente os Seus dons”, explica padre Fabricio em entrevista ao Programa Em Tuas Mãos que será exibida no próximo domingo.
Tríduo de Pentecostes
O Espírito Santo é ao mesmo tempo Pai e Filho, formando a Trindade Santa e Una. Durante os dias que antecedem a festa, a Arquidiocese de Teresina vai realizar o tríduo de Pentecostes, através dos seminaristas acolhidos pelo projeto Terra Sacerdotal.
O Tríduo tem início nessa quinta-feira (28 de maio) com a participação e formação conduzida pelo padre Fabricio Damasceno. Nos dias seguintes os momentos serão conduzidos pelos padres Rivaldo Muniz, Klebert Viana e o Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito.
“É uma iniciativa dos seminaristas através do projeto Terra Sacerdotal para fortalecer a fé dos fiéis e também fazer a oração em comum com nossos benfeitores, especialmente nesse período difícil de pandemia que, apesar da distância, continuamos conectados em nossas orações”, comenta o seminarista Yago Wakim.
Esse é o primeiro Tríduo online de Pentecostes promovido pela Arquidiocese de Teresina. A transmissão do momento será realizada ao vivo através do Instagram @TerraSacerdotal.