A tradicional Caminhada que transformou e continua transformando vidas e realidades na Arquidiocesana de Teresina foi adiada. Ainda sem data prevista, só deve ser remarcada após encerrar o período de isolamento social em decorrência da pandemia do Coronavírus. Realizada pela Ação Social Arquidiocesana, a 25º edição da Caminhada da Fraternidade aconteceria dia 14 de junho com o tema “ComPaixão: nosso coração junta essas palavras”.
De acordo com a coordenação da Caminhada, a organização do evento segue até que seja possível realizar com segurança. “Nós não vamos cancelar a caminhada, apenas adiar. Respeitando a saúde de cada pessoa que participa da caminhada, tomamos essa decisão. E assim que as autoridades em saúde, e em ciência afirmarem que temos possibilidade de fazer, sem colocar a saúde dos caminheiros em risco, nós vamos para a avenida e vamos fazer uma caminhada de vitória, de esperança renovada e com paixão pelo próximo. Vamos caminhar com a esperança viva e a meta firme em Nosso Senhor Jesus Cristo”, declara o padre Isaias Pereira, coordenador da caminhada.
Padre Isaías, coordenador da Caminhada da Fraternidade
Com o adiamento e o isolamento social, as vendas de kits também estão suspensas. Todo o recurso adquirido com as vendas desses kits é destinado às instituições assistidas pela ASA.
Jubileu de Prata da Caminhada da Fraternidade
Em 2020 a Caminhada completa 25 anos de realização. O evento surgiu com a proposta de ajudar diretamente o Lar da Fraternidade, instituição que contava com 25 leitos, seis refeições diárias e funcionários, atuando no auxílio a pessoas de outros municípios para tratamento do HIV e outras doenças.
“Sem os recursos da caminhada seria praticamente impossível manter essa instituição. Foi um fator muito importante para nós e para os assistidos que foram positivamente impactados com o projeto”, declara Mara Beatriz, ex coordenadora do Lar da Fraternidade.
O Lar da Fraternidade era uma casa de apoio que por décadas funcionou através da ASA. Devido as atualizações no tratamento à AIDS, o local foi fechado e no contexto da pandemia servirá como hospital de campanha.
Os recursos dessa edição da Caminhada da Fraternidade serão pulverizados para outras instituições também beneficiadas pelas ASA, como o Lar de Santana, Centro Maria Imaculada e Casa de Zabelê
Por Flalrreta Alves