Através de conversas entre agentes da Pastoral da Comunicação e os padres da paróquia Cristo Rei (Forania Sul I), foi montada uma programação variada voltada para a participação ativa da comunidade por meio das mídias sociais da paróquia.
“Fazemos lives todos os dias através do Facebook. De segunda a sábado, transmitimos o terço mariano às dez horas da manhã, em que cada semana uma pastoral é responsável por conduzi-lo. No período da tarde, nossos padres conduzem o terço da Misericórdia através do canal da paróquia no Youtube”, explica Samanta Oliveira, agente da Pascom.
A santa missa também é transmitida de segunda à domingo pelo Youtube, plataforma que fez surgir dois novos quadros para o canal paroquial: “Viva a Vida” e “A pergunta que não quer calar”.
“O “Viva a vida’ é um espaço que postamos mensagens de apoio e reflexão. São gravadas por dois padres, editadas pela Pascom e publicadas diariamente no Youtube. E o quadro ‘A pergunta que não quer calar’ é um momento no sábado em que os padres ficam ao vivo respondendo perguntas sobre um determinado assunto divulgado com antecedência”, apresenta Samantha.
A live com perguntas e respostas é transmitida aos sábados, no horário das 16 horas, e as perguntas são enviadas durante o chat ao vivo ou pelo Whatsapp. “Outra ação que decidimos promover foi a publicação de fotos dos paroquianos em momentos de oração. Fizemos uma arte e pedimos que eles enviassem fotos”, acrescenta a pasconeira.
A Paróquia Cristo Rei tem como vigário o padre Francisco Aquino e como pároco o padre Gilberto Freitas que avalia a situação como desafiadora e positiva. “Fomos surpreendidos com a pandemia, mas estamos aqui isolados e procurando rezar e evangelizar de várias formas com nossos paroquianos. A mola que encontramos foram as redes sociais e ampliamos nossa visão para usar o Facebook e Youtube. Criamos dois quadros para dialogar e discutir a eucaristia e tivemos um resultado bastante positivo. A nossa grande preocupação também é como manter a Igreja, e por isso articulamos contatos e estratégias com nosso fiéis. Assim estamos buscando cada vez mais encontrar meios para caminhar com fé e na luta, sempre no caminho da Esperança”’, declara padre Gilberto.
A Pascom da Paróquia Cristo Rei, conta com doze agentes ativos, o pároco (Gilberto), o vigário (Francisco Aquino) e um diácono (Clóvis Soares).
Por Flalrreta Alves