A data litúrgica da Festa da Invenção da Santa Cruz, que tradicionalmente é celebrada dia 03 de maio no Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres com a presença de milhares de romeiros todos os anos, foi adiada para os dias 25 e 26 de julho, podendo ainda ser remarcada, caso se estenda por mais tempo o período da pandemia.
“Celebramos ontem (03 de maio) o dia da Invenção da Santa Cruz, com transmissão online para todos os fiéis. A nossa expectativa é que ao final de julho já possamos celebrar essa festa com a presença física das pessoas em nosso Santuário, se assim for possível”, comenta o reitor do Santuário, padre Raniere Alencar.
A Festa da Invenção da Santa Cruz celebra o dia em que, segundo a tradição, a cruz de Jesus foi encontrada em Jerusalém numa escavação a pedido da rainha Santa Helena, após ela tomar conhecimento da localização, por meio de uma visão.
A oração em devoção à Santa Cruz de Jesus é seguida de gestos próprios por 100 vezes repetidas: ajoelhar, beijar o chão, persignar-se, “arrenegar” o Diabo e rezar a Ave Maria. Nesse ano, em especial, os romeiros devem orar ainda pela libertação do mundo da pandemia do Novo Coronavírus.
Confira oração completa da devoção à Santa Cruz.
Nos campos de Caifás, com o inimigo da Cruz encontrarás, arreda e afasta-te Santanás. Tu comigo não tens conta, deixa minha alma passar em paz! Porque no dia da invenção da Santa Cruz, cem vezes me ajoelhei, cem vezes o chão beijei, cem vezes me levantei, cem vezes me persignei, pelo sinal da Santa Cruz, livre-nos Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos, cem Ave Maria rezei, cem na véspera e cem no dia. Me recomendando a Deus e a Virgem Maria. Cem vezes o cão arreneguei: Arrenego de ti Santanás. Ave Maria…