No último sábado (25), a live semanal do Programa Em Tuas Mãos, trouxe a participação do padre Igor Torres, direto da Itália, que apresentou a situação atual da cidade italiana de Bérgamo e o andamento do processo de canonização do Servo de Deus Pedro Balzi.
Por mais de uma hora, o padre e a jornalista Ana Paula Lima interagiram com o público que participou com perguntas e comentários. O sacerdote iniciou falando sobre a experiência na Itália, uma das regiões mais afetadas pela COVID-19.
“O dever de alertar também é um ato de fé. A virtude e a prudência também. Por isso, peço a todos os amigos e a quem puder atender esse pedido: fiquem em casa! Nesse momento, o isolamento é necessário para evitar mais transmissão e contaminação pela Covid-19, o colapso do sistema de saúde e a perda da vida de pessoas queridas”, solicita o padre.
O processo de beatificação e canonização do Servo de Deus Pedro Balzi foi o tema que norteou a maior parte da conversa. O padre Igor atua como postulador da causa. “Geralmente é convidado alguém fora da diocese para acompanhar o processo. Alguém até com mais experiência, eu diria. Mas quis Deus que as situações coincidissem e por necessidade da nossa Arquidiocese eu vim estudar na Itália, podendo contribuir também e acompanhar de perto a causa para as honras dos altares do querido padre Pedro”, explica.
A causa para beatificação é de autoria da Associação Pedro Balzi, criada em Teresina e envolvendo também a diocese de Bérgamo. O padre Igor Torres atua como “advogado” desse processo, fornecendo material necessário para seu andamento. Esse processo envolve várias etapas, sendo a primeira chamada “fase diocesana”, em que serão avaliadas as virtudes em vida. Essa fase deve acontecer de forma sigilosa a partir de um tribunal ainda a ser criado (após a quarentena).
Padre Igor explicou ainda sobre como deve ser feita a devoção ao Servo de Deus. “O culto ao Servo de Deus não só pode, como deve acontecer. Contudo, deve ocorrer de maneira privada, particular, por cada fiel. Não pode, por exemplo, ter a imagem colocada junto à liturgia oficial da nossa Igreja, assim como colocamos os santos já oficialmente reconhecidos. A oração pública e universal deve acontecer somente ao final do processo, que ainda não tem prazo definido para ser finalizado”, comenta o padre.
Durante a live foram comentados os relatos de graças alcançadas por intercessão de Pedro Balzi, incluindo a experiência particular do padre Igor, que destacou sua devoção ao sentir diariamente o acompanhamento do amigo e pai espiritual, além do depoimento de fiéis que acompanharam e participaram da conversa.
As transmissões das lives do Programa Em Tuas Mãos acontecem todos os sábados em horários divulgados ao longo da semana e podem ser acompanhadas através do perfil no Instagram: @PgmEmTuasmaos.
Por Flalrreta Alves