Com o objetivo de ajudar a família que se reúne em torno da Palavra de Deus e se deixa guiar pela luz divina, sendo instrumento de comunhão através da liturgia dominical da Igreja, os padres missionários sacramentinos elaboraram uma cartilha para vivência do tempo pascal na Igreja doméstica.
O material propõe oito encontros semanais em torno da Palavra de Deus e oito celebrações dominicais do tempo pascal para serem vividos em família. “A intenção é manter a ideia de celebração como uma participação e não apenas como expectadores. Pelo sacerdócio comum dos fiéis, o leigo participa do sacerdócio de Jesus e pode também celebrar. Então pensamos a celebração da Palavra para ser feita em família, em sintonia com a liturgia da Igreja”, explica o padre Rodrigo Ferreira, missionário sacramentino e pároco da igreja de Santa Luzia (Promorar).
Após o primeiro domingo de Páscoa, a Igreja segue com oito domingo celebrativos do tempo Pascal até o domingo de Pentecostes. Além desses domingos, o material também inclui oito celebrações da quarta-feira para aprofundamento da Palavra. “São aprofundamentos da semana, pautados nos quatro pilares da Igreja evangelizadora: Casa da Palavra, Casa do Pão, Casa da Caridade e Casa da Missão. Queremos manter o povo de Deus com o coração aquecido com a Palavra, mesmo nesse tempo de isolamento social”, acrescenta o sacerdote.
O momento atual exige uma experiência antiga que se faz nova: a Igreja doméstica. A igreja nasceu nas casas, onde os primeiros cristãos formavam a comunidade dos próximos, irmãos entre irmãos (cf. At 2, 42-47). Considerando a casa como espaço do encontro e do convívio, a Igreja Católica busca ser fiel a essa tradição. Fique em casa e participe da liturgia junto com sua família.
Para acessar o guia, clique LIVINHO DA PÁSCOA – PARÓQUIA SANTA LUZIA.
Por Flalrreta Alves