O Programa Em Tuas Mãos, produção audiovisual da Arquidiocese de Teresina, segue disponível em outro formato. Devido a pandemia que inviabiliza a produção tradicional com matérias e entrevistas presenciais, a equipe do programa está realizando lives (transmissões ao vivo) através do Instagram (@pgmEmTuasmaos).
No último sábado (18 de abril), a jornalista Liana Nunes conversou com o padre Anderson Fábio sobre a festa da misericórdia. “Ele falou um pouco da história de Santa Faustina. Enfatizou a importância de rezar o terço da misericórdia e explicou o porquê de ser às 15 horas, embora tenha explicado que o terço pode ser rezado em qualquer horário. Enfatizou ainda a importância de olhar para os idosos nesse período, utilizando as redes sociais também, seja com uma ligação, um vídeo ou um áudio, porque isso também é misericórdia”, comenta Liana.
Durante a transmissão, padre Anderson falou que a misericórdia de Deus é apresentada no nosso dia a dia, e encerrou a live com um momento de oração para quem estava acompanhando online.
“Está sendo uma experiência nova para o programa Em Tuas Mãos, mas de grande valia. Temos a oportunidade de interagir com quem nos acompanha e de modo mais espontâneo, dar sentido a um bate papo formador e até mesmo oracional. A oração que o padre Anderson fez no final foi tocante e sincera. Ajuda no nosso dia e na nossa rotina!”, pontua.
A próxima transmissão (live) do ETM acontecerá no sábado (25 de abril) às 10horas da manhã. Para esse dia, o programa contará com a participação do padre Igor Torres (direto da Itália) e vai abordar o processo de beatificação do Servo de Deus Pedro Balzi. Vocë pode acompanhar diretamente pelo Instagram do Programa (@pgmEmTuasMaos). Mas é importante lembrar: o vídeo só fica disponível no instagram por 24 horas. Então, não perca a chance de participar ao vivo, perguntar e comentar!
Santa Faustina
Irmã Faustina Kowalska, apóstola da Misericórdia de Deus conhecida em todo o mundo, é considerada pelos teólogos como uma pessoa que faz parte de um grupo de notáveis místicos da Igreja. Nasceu no dia 25 de agosto de 1905, como a terceira dos dez filhos numa pobre mas piedosa família de aldeões, em Glogowiec (Polônia). No batismo, que se realizou na igreja paroquial de Swinice Warskie, recebeu o nome de Helena. Desde a infância distinguiu-se pela piedade, pelo amor à oração, pela diligência e obediência, e ainda por uma grande sensibilidade à miséria humana. Apesar de ter frequentado a escola por menos de três anos, no ”Diário” por ela deixado, descreveu o que queria dizer, sem ambiguidades, com muita simplicidade e precisão.
O processo informativo para a canonização da Irmã Faustina se iniciou em 1965. O Cardeal Karol Wojtyla o encerra com uma sessão solene no dia 20/09/1967. Anos depois (1978) Karol Wojtyla se tornaria o Papa João Paulo II, e por suas mãos Irmã Faustina seria beatificada (1993) e canonizada (2000), tornando-se assim a primeira santa canonizada no III Milênio cristão. O milagre que permitiu a sua canonização foi a cura do Pe. Romualdo P. Pytel que sofria de “estenose aórtica predominante, calcificada e localizada na bicúspide, com insuficiência aórtica associada, e descompensação cardíaca esquerda” (in Laria, Raffaele, Santa Faustina e a Divina Misericórdia, Paulus, Apelação, 2004, p. 84). A data de sua celebração litúrgica é o dia 5 de outubro, que marca seu nascimento para o céu.
Mais informações sobre Santa Faustina podem ser encontradas no Portal da Misericórdia (link aqui)