A comunidade Vila da Paz colocou à disposição do novo Hospital de Campanha em Teresina o leito usado pelo Servo de Deus, Padre Pedro Balzi, nos últimos dias de vida dele.
É a resposta da Fundação Nossa Senhora da Paz à homenagem da Prefeitura Municipal de Teresina que batizou a nova estrutura de saúde com o nome do sacerdote. Há dois meses da abertura do processo de Beatificação, o padre de Bergamo, que também era enfermeiro técnico, desponta mais uma vez entre os teresinenses pelo exemplo de vida. Padre Pedro desejou morrer pobre, por isso, o leito que teve para seu repouso, põe agora a serviço dos que sofrem pela pandemia do novo coronavírus
Ele mesmo insistiu que os últimos dias transcorressem na sede de sua paróquia, na zona sul de Teresina. Para isso, instalaram uma enfermaria improvisada em seu quarto. “Era o menor cômodo no interior da sacristia da Igreja Matriz. Padre Pedro considerava o leito hospitalar que lhe prepararam um conforto imerecido, pensando em quantos não tinham direito a ele. Sobre o mesmo leito rezava com seus assistentes, concelebrava a Santa Missa, dava instruções aos líderes da grande obra que ajudou a construir. Muitos paroquianos lembram a última Missa dominical concelebrada no presbitério do Santuário da Paz, sobre aquele leito e com um leve paramento estendido sobre o corpo”, afirma o Pe. Igor Torres, postulador diocesano da Causa de Beatificação.
Essas lembranças oferecem a dimensão do ministério do Servo de Deus Pedro Balzi, para quem os enfermos eram prioridade. Na capital da Bolívia, ele construiu o Hospital João XXIII, anexando uma Escola de Enfermagem para jovens do interior. Em Teresina, idealizou o Centro Maria Imaculada para o tratamento de hanseníase e outros centros comunitários de saúde.
O postulador diocesano convida a apoiar a iniciativa da Prefeitura Municipal com orações. “Quando Padre Pedro decidiu construir um importante hospital na Bolívia, decidiu escrever a seu amigo, Pe. Pio de Pietrelcina. Pediu a ele que rezasse para saber se era Vontade de Deus começar aquela obra… Padre Pio enviou ao Padre Pedro na Bolívia um santinho, e no verso escreveu: ‘faça e reze!’. As autoridades constroem, nós rezamos!”.
O Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi está sendo instalado no Centro de Badminton da Universidade Federal do Piauí e contará com quase 90 leitos e um centro de triagem. O sinal de solidariedade se estende à Província de Bérgamo, duramente atingida pela pandemia e terra de origem do Servo de Deus.
O leito oferecido é conservado no Memorial instalado na Capela da Via Sacra, na Vila da Paz, e será cedido enquanto durar a pandemia. Desse modo, a homenagem, além de um nome, será um convite, resumido numa frase do próprio Padre Pedro: “O amor tem uma potência e uma criatividade infinitas”.