“Vem amigo, vem irmão, hoje é Páscoa do Senhor!
Vem Senhor Jesus, Amém!”
Com a pandemia do Coronavírus, que assola o mundo desde o mês de dezembro, os católicos vivenciaram uma Semana Santa intensa e diferente, com realização de uma liturgia na Igreja Doméstica. É difícil a compreensão do que se passou já que, em outros tempos, nem uma falta de luz, ou uma forte chuva atrapalharia os ritos litúrgicos da Igreja. Mesmo no íntimo, deixando parecer que um pequenino vírus, que aos poucos estamos vencendo com o poder do Ressuscitado, fosse capaz de interferir na ausência dos fiéis nos chamados “dias grandes da Igreja”, foi possível sentir a beleza de uma semana que, independente das interferências do tempo, será sempre Santa.
Pela primeira vez, ao longo de seis anos, a Arquidiocese de Teresina suspendeu suas procissões nesse período. Mesmo assim a resposta da vitória da vida sobre a morte venceu mais uma vez em nossos corações. A oportunidade de estar em família e celebrar em nossas casas o sentido verdadeiro da Páscoa do Senhor nos encheu de ânimo, coragem, força e unidade. “O Senhor Ressuscitou! Aleluia! Aleluia!”. O entendimento profundo desta exaltação de alegria nos basta! Ele está vivo e permanece no meio de nós.
O evento “Teresina, Ressuscita com Cristo” promovido pela Arquidiocese foi cancelado, pelas condições que isolamento social necessária nos dias atuais. Mas iniciativas de algumas paróquias levaram a imagem do Cristo Ressuscitado em carros abertos, nas ruas dos bairros, abrasando corações pela fé e pela esperança de dias no Senhor! Neste dia muitos vestiram a camisa da procissão, rezaram em família, prepararam seus círios, fizeram a lectio divina, e assistiram a missa, através dos meios de comunicação social, bem como colocaram lenços nas janelas e velas acesas. Tudo para proclamar a vitória do Cristo sobre a morte.
Este ano, os abraços e os apertos de mãos, os cantos e os brados de alegria pela ressurreição do Messias, foram substituídos pelas mensagens, cartões virtuais, ligações e áudios pelas redes sociais.
Teresina Ressuscitou com Cristo, sim! O cordeiro imolado lavou pelo seu sangue nossa cidade e, junto com a “Regina Coeli”, Virgem do Amparo, nos trazem a certeza de dias melhores, pois nossa Fé, está inserida no Ressuscitado. Como Madalena, proclamemos na certeza e na verdade a Páscoa de Jesus!
Estaremos juntos, em 2021, proclamando nossa fé pública no Cristo Ressuscitado, cantando “Cristo, Ressuscitou Aleluia, venceu a morte com amor” e com um brado forte diremos todos juntos com nosso Arcebispo: “TERESINA, RESSUSCITA COM CRISTO !”
Matheus Nunes, paroquiano da Catedral Nossa Senhora das Dores e Membro da Comissão Arquidiocesana de Liturgia