Ainda com as portas da igreja catedral fechadas, o Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, presidiu a celebração que marcou o início do Tríduo Pascal, na Quinta-Feira Santa.
Este é o dia em que a Igreja celebra a Missa da Ceia do Senhor e também a Instituição da Eucaristia, compreendendo que Jesus é o grande e eterno Sacerdote, mas quis precisar de ministros consagrados, retirados do meio do povo, para levar ao mundo a salvação que Ele conquistou com a Morte e Ressurreição.
Na homilia, o Arcebispo lembrou a doação de Jesus através da Eucaristia. “Ele se doa, não nos dá algo de presente, Ele se dá a nós. Quando nos diz ‘tomai e comei, tomai e bebei’ Ele está nos dizendo que Ele se fez alimento, para quem caminha, para quem se tem uma jornada a percorrer. E nesta quinta-feira santa, enquanto tantos irmãos e irmãs estão privados da comunhão eucarística que sempre recebem, nós pedimos ao Senhor: dá-nos fome deste pão”, afirma.
Todos os anos, na Missa da Ceia do Senhor, a igreja relembra também o gesto de Jesus, quando lavou os pés dos discípulos. Substituindo o rito do lava-pés, obras de amor e sinais vivos da caridade foram apresentados durante uma encenação, fazendo referência à presença real de Cristo nessas ações.
“Hoje, pelas orientações da Igreja, não realizamos o lava-pés, gesto sempre tão impressionante, que traduz o serviço de Jesus, o servo de Deus por excelência, o filho amado do Pai que se abaixa para servir, nos dizendo que essa é a suprema glória de quem segue o Divino Mestre”, pontua Dom Jacinto.
Seguindo a programação da Semana Santa, nesta Sexta-Feira Santa a celebração da Paixão do Senhor também será transmitida pela TV O Dia (canal 23.1) às 16h30 e ainda pelo canal no Youtube do Programa Em Tuas Mãos e pelas redes sociais da Arquidiocese de Teresina.