Com o título “celebrar para encontrar”, o movimento Focolares da Arquidiocese de Teresina realizou a celebração da santa missa em comemoração pelo centenário de Chiara Lubrich, fundadora do movimento. O momento aconteceu dia 14 de março na igreja catedral de Teresina, Nossa Senhora das Dores.
Conduzida pelo Arcebispo Dom Jacinto Brito, a celebração envolveu padres da Arquidiocese, fieis focolarinos, pessoas que não se identificam com um possível credo religioso e pessoas de igrejas diferentes, como o padre Isaac Sousa, da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia. A convite do Arcebispo, o padre ortodoxo ocupou lugar de honra no presbitério.
Para Gui Justino Santos, coordenador no movimento Focolares no Piauí e Maranhão, é essa unidade que celebra o carisma do movimento criado pro Chiara. “O movimento foi criado em vários países, culturas e religiões, com várias pessoas diferentes da nossa vivência. Jesus disse para todos sejamos um e dessa unidade podemos entender as coisas que Chiara propôs, através da política, da justiça social e da religião, pois o Focolares é um movimento da igreja católica”, pontua o coordenador.
O movimento Focolares está presente na Arquidiocese de Teresina há mais de 40 anos. Além da missa pelo centenário da fundadora, outros eventos estão previstos para acontecer esse ano, como encontros, mostras culturais e lançamento de livros.
Fotos: Samar