Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), a Campanha da Fraternidade 2020 busca conscientizar, à luz da Palavra de Deus, sobre o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, casa comum.
A Arquidiocese de Teresina já realizou um estudo sobre o tema com os agentes das paróquias e diaconias, para que esses sejam os multiplicadores da Campanha em sua comunidade. O estudo foi promovido pela Comissão Regional da Campanha da Fraternidade e conduzido pelo professor José Rodrigues Neto, no sábado, 08 de fevereiro, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI.
“A expectativa é que o tema da campanha esse ano seja vivenciado pela forma do nosso compromisso como cristãos batizados, para termos o olhar de compaixão, o mesmo olhar de Jesus Cristo, pois estamos vivendo em uma sociedade múltipla em que alguns valores estão sobressaindo aos reais valores evangélicos”, declara padre Leonildo Campelo, coordenador da Campanha na Arquidiocese.
O Lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2020 será feita pela CNBB na quarta-feira de cinzas (26 de fevereiro). Na quinta-feira, 27, a Arquidiocese de Teresina fará o lançamento às 9 horas da manhã na Residência Episcopal.
Camisas da Campanha
A camisa da Campanha 2020 já está disponível para aquisição no Centro Pastoral Paulo VI pelo investimento de 20 reais. O montante arrecadado com as vendas das camisas é destinado ao Fundo Nacional da Solidariedade, gerido pela CNBB e outra parte para os projetos da Arquidiocese.
ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2020
Deus, nosso Pai, fonte da vida e princípio do bem viver, criastes o ser humano e lhe confiastes o mundo como um jardim a ser cultivado com amor.
Dai-nos um coração acolhedor para assumir a vida como dom e compromisso.
Abri nossos olhos para ver as necessidades dos nossos irmãos e irmãs, sobretudo dos mais pobres e marginalizados.
Ensinai-nos a sentir verdadeira compaixão expressa no cuidado fraterno, próprio de quem reconhece no próximo o rosto do vosso Filho.
Inspirai-nos palavras e ações para sermos construtores de uma nova sociedade, reconciliada no amor.
Dai-nos a graça de vivermos em comunidades eclesiais missionárias, que, compadecidas, vejam, se aproximem e cuidem daqueles que sofrem, a exemplo de Maria, a Senhora da Conceição Aparecida, e de Santa Dulce dos Pobres, Anjo Bom do Brasil.
Por Jesus, o Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida. Amém! Pe. Patriky Samuel Batista Secretário para Campanhas da CNB