Com a proposta de oferecer um momento de espiritualidade, devoção e orientação clínica, a novena perpétua de Nossa Senhora do Sorriso busca aliar a espiritualidade com necessidade de um acompanhamento profissional, unindo as três dimensões da pessoa humana: o corpo, a alma e a psiquê.
“Estamos vivendo o século e talvez até o milênio das doenças psicossomáticas, cada vez mais os casos de depressão, onde pessoas desiludidas, abandonas pelas amizades e traídas pelo amor, sentem-se sem coragem. Há também situações onde a dor da perda por um ente querido provoca a apatia de cada dia. Então, através da espiritualidade de Santa Teresinha, vamos realizar a novena perpétua de Nossa Senhora do Sorriso envolvendo os aspectos da pessoa humana”, explica padre Adão Cruz, responsável pelo desenvolvimento da novena na Arquidiocese de Teresina.
Com início no dia 07 de fevereiro, as novenas serão realizadas todas às sextas-feiras, na Paróquia de Santa Teresinha, Dirceu II (forania Sudeste). De acordo com padre Adão, a novena inclui a presença de profissionais convidados. “Em cada novena missa teremos a presença de um profissional: psiquiatra, psicólogo, nutricionista, educador físico e até humorista, com o objetivo de juntar a espiritualidade com a medicina. A gente não quer alienar as pessoas, pois o intuito é fazer também com as pessoas procurarem um tratamento médico”, reitera.
Novena Nossa Senhora do Sorriso
A devoção a Nossa Senhora do Sorriso não é muito antiga. A difusão deve-se ao fato da virgem Maria ter sorrido para Santa Teresinha quando essa estava enferma. Segundo os escritos autobiográficos de Teresinha de Lisieux, no dia 13 de maio de 1883, aos dez anos de idade ela olha para a imagem de Nossa Senhora das Vitórias, percebe o sorriso e diz “a virgem sorriu para mim”.
O quadro pertencia aos pais de Teresinha e ficava do lado direito da sua cama, uma vez que toda a família tinha devoção por Nossa Senhora das Vitórias, padroeira da França. Após o episódio do sorriso durante a crise de enfermidade, a família difundiu a novena por Nossa Senhora do Sorriso e mandou esculpir uma imagem, conforme a visão de Santa Teresinha. A imagem de nove centímetros foi levada ao carmelo de Lisieux e começou a devoção com toda a espiritualidade Teresiana, abraçada também pelos devotos.
“Sabemos que a doença que acometia a menina Teresinha não era somente física, mas também psíquica. Essa novena não quer dispensar a medicina, muito pelo contrário, quer a presença de profissionais convidados”, pontua padre Adão Cruz.
A novena de Nossa Senhora do Sorriso tem toda uma dinâmica oracional desenvolvida pela espiritualidade carmelita, com um padrão de aplicação de acordo com a organização do Frei Patrício, e que agora será difundida também na Arquidiocese de Teresina através do padre Adão e padre Rivaldo Muniz, pároco da Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus (Dirceu II).
Por Flalrreta Alves