O ano de 2020 marca o centenário do nascimento de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares e uma figura carismática do século 20 que, através de seus pensamentos e ações em prol da fraternidade universal e da paz, deixou um legado espalhado pelo mundo.
Para iniciar as comemorações pelo centenário da fundadora, o movimento Focolares Teresina celebrará uma missa dia 22 de janeiro (dia de nascimento da beata) na igreja Nossa Senhora das Graças (capelinha de palha).
“São realidades acontecendo no mundo todo, o aniversário dela está iniciando várias programações ao longo do ano justamente para enfatizar a importância dela para a igreja, para a humanidade de e sua contribuição com cristã e cidadã do mundo, principalmente na parte da unidade”, declara Socorro Solano, do movimento focolares em Teresina.
Centenário Chiara Lubich
O centenário oferece uma oportunidade extraordinária, não tanto para lembrar Chiara Lubich com nostalgia, mas para conhecê-la hoje: através de milhares de pessoas que lutam por um mundo mais unido e pacífico por meio dos movimentos econômicos, políticos e culturais nascidos por sua espiritualidade , como a economia de comunhão, o movimento político pela unidade e as centenas de projetos sociais, ambientais e humanitários que contribuem para um mundo mais justo e harmonioso.
Em colaboração com outras organizações e instituições, o Movimento dos Focolares planeja celebrar Chiara Lubich através de inúmeras iniciativas e eventos que acontecem em todo o mundo.