Após um ano de formação envolvendo as dimensões teológica, bíblica e espiritual, sete leigos da paróquia de Cristo Rei foram investidos como Ministros da Palavra e Exéquias. A cerimônia de investidura foi conduzida pelo Arcebispo Dom Jacinto Brito e aconteceu no domingo (05.01) às sete horas da manhã, durante a Solenidade da Epifania do Senhor.
A formação recebida ao longo do ano foi conduzida pelo diácono Clóvis Soares com a assessoria de padres, diáconos permanentes e outros Ministros da Palavra. “Ainda essa semana vamos definir e esclarecer as funções deles (delas) e como irão atuar na Paróquia e em breve apresentá-los à Assembleia Paroquial”, declara diácono Clóvis , que acompanhou a formação e participou da cerimônia de investidura.
Após a celebração, a Paróquia ofereceu um café da Manhã para os novos Ministros e convidados. “Vamos pontuar o valor da função ministerial, para que fique bem claro sua missão de evangelizar, catequizar e instruir o povo de Deus. O Ministro Extraordinário da Palavra não é apenas um substituto do Diácono ou do Padre, em Celebrações da Palavra, mas tem seu valor na vida da comunidade e da sociedade”, reitera o diácono.
Por força do seu batismo, todo cristão tem a missão de fazer ressoar os ensinamentos de Cristo através da evangelização. Na igreja católica, a celebração dos ministérios da fé ao redor da palavra pode ser celebrada também por leigos e leigas, caso não seja possível a presença de um sacerdote ou diácono. Para tanto, é necessário investidura do leigo como Ministro da Palavra.
Por Flalrreta Alves