No próximo domingo (24 de novembro) a Igreja celebra a festa de Cristo Rei, encerrando o ano litúrgico e se preparando para um novo ano, iniciado na Igreja a partir do Advento. Durante esse período, a Igreja propõe reflexões, pontuando a nossa preparação para a segunda vinda de Jesus Cristo.
“Ele prometeu que voltaria, mas ninguém sabe o dia ou a hora, e através da oração do credo nós professamos essa fé do retorno de Jesus para julgar os vivos e os mortos. Como a gente está se preparando para essa segunda vinda? Como estamos usando nossos talentos no trabalho e no testemunho?” provocou padre Isaías Pereira durante mística para funcionários da Cúria e da Ação Social Arquidiocesana (ASA) realizada na manhã desta quarta-feira (20).
Durante a mística, foi trabalhada a parábola sobre os talentos, na qual dez talentos (moedas) são entregues aos seguidores com a missão de serem multiplicados. “A parábola tem o sentido simbólico, onde os talentos correspondem aos dons apresentados por Jesus Cristo como amor, perdão e caridade.
“Se Jesus voltar amanhã, como você vai apresentar o amor ao próximo? Entregaremos a moeda enrolada no lenço ou entregaremos um tesouro? Como estamos desenvolvendo o perdão aos que nos ofendem e a caridade? A Palavra diz que quem multiplicou os dons receberá ainda mais, porém, quem os guardou, terá todos os talentos retirados”, pontuou o padre.
O sacerdote sugere uma reflexão pessoal sobre o que estamos fazendo com nossos talentos para construção do Reino de Deus, participando da missa e da mesma ceia com o irmão, se tornando responsável por ele, sem perder o entusiasmo missionário nem desanimar nos momentos de fraqueza.
O sacerdote alertou ainda para uma vida em comunidade de partilha e sem falsidade, correspondendo adequadamente à sede de Deus na vida das pessoas, com vida pessoal e de oração sincera e honesta, pois Deus conhece e sabe da intenção de cada um “e na falsidade, quanto mais nela se vive, mais se perde a vida eterna”, finaliza.
A festa de Cristo Rei será celebrada em todas as paróquias da Arquidiocese de Teresina, em especial na Paróquia de Cristo Rei, localizada no bairro de mesmo nome na Forania Sul I da cidade. A missa de novo ano litúrgico e início do advento será celebrada no domingo, 01 de dezembro.