A primeira edição do Café Ecológico reuniu jovens da Arquidiocese de Teresina para confraternizar e debater questões ligadas à espiritualidade e ao meio ambiente, com ênfase no Sínodo da Amazônia.
O momento foi organizado pela Família Franciscana do Piauí e aconteceu no último domingo (10) no parque da cidadania. “Apesar da data não favorecer uma participação maior, pois no domingo, 10 de outubro, muitos jovens estavam em preparação para realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), foi um momento muito provocativo e proveitoso”, avalia Jéssica Lima, Coordenadora Regional da Família Franciscana do Piauí e Assessora Jurídica da JUFRA Brasil.
Segundo a coordenação, cerca de cinquenta jovens participaram do momento. “Os irmãos que estiveram presentes estavam dispostos a tornar as provocações uma ação concreta diária, uma espécie de conversão ecológica. Assumimos o compromisso de cuidar da casa comum a partir da nossa casa e provocar nossos vizinhos, ambiente de trabalho, fraternidades, ser apoio a grupos e ONGs que buscam esse diálogo da Ecologia Integral”, acrescenta a coordenadora.
Em comunhão com Papa Francisco, os Franciscanos possuem o desafio de ser agentes de transformação na realidade pós-moderna. Para o próximo ano, além do Café Ecológico, serão realizadas Caminhadas Ecológicas em Teresina, Piripiri, Floriano, Parnaíba e demais núcleos da Família Franciscana do Piauí.
Por Flalrreta Alves