Através do quadro “Palavra do Pastor”, disponível no Canal do Youtube da Arquidiocese de Teresina, o Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, apresentou um resumo sobre a história da Bíblia e a visão da Igreja sobre o livro Sagrado.
Segundo o Arcebispo, a Bíblia é o documento que “registra a nossa fé através de narrativas vivenciadas pelos cristãos e inspiradas por Deus, onde todos os textos foram humanamente escritos. Não existiu psicografia entre Deus e a escrita. Cada livro tem sua característica assim como cada discípulo tinha a sua: Paulo era mais erudito e por isso apresentou um texto mais culto. Pedro era mais popular e trouxe uma linguagem mais acessível. Esses escritos formam o mesmo livro que apresenta a história do povo de Deus: a nossa Bíblia”, explica Dom Jacinto.
A Bíblia não chegou primeiro ao povo de Deus, foi a comunidade do povo de Deus que, ao longo do tempo, a escreveu. “No início a escrita era feita em papiro, um caule de planta comum na margem do rio Nilo, submetido à técnica de pensamento e, sendo de vegetal, depois de algum tempo ele se deteriorava”, pontua o Arcebispo.
Também foi escrita em pergaminho, da cidade Pérgamo, que desenvolvia a arte de utilizar o couro animal, curtia e escrevia, demorando muito mais tempo que a escrita em papiro. “Hoje a maioria dos textos que temos de três a mil cinco mil anos atrás, são de pergaminho e estão escritas no papel”, esclarece.
Em cada época, o ser humano vai transmitindo a Palavra de Deus conforme o meio e a técnica em que vive. Atualmente temos a Bíblia em formato de livro, com folhas compactas e vários tipos de capas. Temos também muitos meios que facilitam o acesso à sabedoria divina contida na Bíblia, principalmente através da internet, em que a Palavra pode ser encontrada em computadores, tablet, celular e gravação em áudio.
“Que nós utilizemos esses meios, seja em papel, em tablete seja o computador, ou em celular, para nos alimentarmos da Palavra de Deus escrita pelo homem e inspirada por Deus. Palavra de Deus em palavras humanas”, finaliza Dom Jacinto
Mês da Bíblia
Todo dia do ano é dia de fazer bom uso da Palavra de Deus, independente de data ou mês. Contudo, a santa Igreja inclui o mês de setembro como aquele mês em que diversas atividades são desenvolvidas com o objetivo de criar subsídios bíblicos nas diferentes formas de comunicação. A escolha pelo mês de setembro para dedicação à Bíblia é referência a São Jerônimo, santo que traduziu a Bíblia dos originais (Hebraico, grego e aramaico) para o Latim, cuja comemoração se dá no dia 30 de setembro.
Ao longo desse mês publicamos matérias referentes à Bíblia e seu uso, que podem ser acessadas no site, e no canal do Youtube do Programa Em Tuas Mãos. A explicação completa sobre a história da Bíblia apresentada por Dom Jacinto está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=tQFpB-sbCe8&feature=youtu.be
Por Flalrreta Alves