“Flores do Sertão”. Foi com essa temática que a Casa de Zabelê realizou nesta última quarta-feira (11) um espetáculo de dança, no Teatro 4 de Setembro. O evento foi parte da programação em alusão aos 23 anos de serviço da Casa em nossa capital, por meio da Ação Social Arquidiocesana (ASA).
Com números coreografados e muita expressão, as meninas assistidas pela Casa protagonizaram canções que abordam toda a cultura e raiz nordestina. Para a instrutora e coreografa, Kiara Lima, o espetáculo foi um processo de pesquisas e laboratórios para que as crianças e adolescentes imergissem em toda sua totalidade na cultura do nordeste.
“Os ensaios e trabalhos tiveram um período bem intenso de preparação. Em todos os ensaios nós realizávamos laboratórios, para que elas desenvolvessem estímulos e sensações, visto que o nosso espetáculo é uma superprodução e todas as canções e coreografias tem muita expressão e sentimento”, destaca a coreografa.
Para Sueli Coelho, coordenadora administrativa da Casa de Zabelê, “Flores do Sertão” foi um espetáculo de inclusão, onde o objetivo era incluir no espetáculo e na cultura nordestina, todas as crianças e adolescentes, independente de suas habilidades com a arte.
“O nosso espetáculo foi além de um momento de convivência com as famílias, foi um momento de inclusão. Porque na verdade nosso objetivo não é formar bailarinos profissionais, mesmo tendo jovens que já dançam em companhias fora do país. Porém nosso objetivo primordial é incluir essa menina, essa jovem, na dança e na arte independente de suas habilidades, para mostrar que ela é capaz”, conta Sueli.
A Casa de Zabelê, que é uma parceria da Ação Social Arquidiocesana com a Prefeitura Municipal de Teresina, através da Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente (SEMCAD), atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal. O serviço tem como objetivo, fortalecer os vínculos sociais e reabilitar os assistidos por meio de atividades lúdicas, educacionais e artísticas, visando ainda uma formação profissional para os mesmos.
A Casa fica localizada na Av. Pedro Freitas, sem número, no bairro Vermelha. Para mais informações 3215-9320 ou 3215-9321
Por Alan Matos (Asa)