Durante o mês de setembro a Igreja intensifica as atividades de estudo e contemplação à Palavra de Deus através da Bíblia. Dentre as atividades desenvolvidas pela Arquidiocese de Teresina, estão a Semana Bíblica Arquidiocesana.
A sexta edição da Semana Bíblica Arquidiocesana teve início nessa segunda (02) e debate o livro de Jó com o tema: “A experiência de Deus que nasce na dor”.
No primeiro dia de atividades, a irmã Rita Paixão apresentou o contexto em que Jó estava inserido e como a história ficou registrada através da Bíblia. “Até o momento não é possível identificar quem foi o autor do Livro de Jó, mas a Bíblia nos dá pistas atravésde várias profecias como a de Ezequiel, no povo de Jerusalém e mais ainda na época de Nabucodonosor, onde as pessoas já comentavam sua história. Nossa Igreja foi apurando, preservando essa história até compor o livro que hoje apreciamos e estudamos como Bíblia”, explica a irmã.
A Semana Bíblica Arquidiocesana segue até dia 06 de setembro com encontros realizados nos turnos da manhã, tarde e noite no auditório Monsenhor Mateus, localizado no Centro Pastoral Paulo VI.
O papa Francisco orienta que “a Bíblia não é para ser colocada em um suporte, mas para estar à mão, para lê-la frequentemente, cada dia, seja individualmente ou juntos, marido e mulher, pais e filhos, talvez de noite, especialmente no domingo”. Nesse sentido, somos estimulados a fazer uso das sagradas escrituras através da oração, proclamação, estudos e formação permanente.
Simpósio de Mariologia
A nível paroquial, a paróquia de Fátima promove o Simpósio de Mariologia, que acontecerá nos dia 10 a 13 de setembro na Paróquia de Fátima.
O momento será “uma oportunidade aprofundamento para todos aqueles que quiserem, terem mais conhecimento sobre Maria e sua missão na história da salvação”, declara o diácono Roberto Caminha, coordenador do simpósio.
Por Flalrreta Alves